A população indiana é de 1,34 bilhão de habitantes
A população indiana é de 1,34 bilhão de habitantes

Em 2030, a população da Índia deve ultrapassar a da China, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, a China é o país mais populoso do mundo, com 1,41 bilhão de pessoas. A Índia, que está em segundo lugar na lista, tem 1,34 bilhão de habitantes.

População chinesa é de 1,41 bilhão

Mas, de acordo com o relatório World Population Prospects (em português, Perspectivas da População Mundial), esse cenário deve começar a mudar em 2024. Acredita-se que, nesse ano, tanto a China quanto a Índia terão mais ou menos 1,44 bilhão de pessoas, ficando praticamente empatadas.

Nos anos seguintes, especialistas acreditam que a população indiana crescerá ainda mais, chegando 1,5 bilhão em 2030 e 1,66 bilhão em 2050. Enquanto a Índia não vai parar de aumentar, o número de pessoas vivendo na China não mudará muito até 2030. Depois disso, a tendência é que o índice populacional chinês comece a cair.

Queda no número de bebês

O relatório também mostrou que as pessoas estão tendo menos filhos do que nas décadas passadas.

Entre 1975 e 1980, estima-se que 23% das pessoas viviam em países com grande fertilidade, ou seja, em que uma mulher tinha, em média, cinco filhos. Já entre 2010 e 2015 essa porcentagem caiu para 8%.

Segundo especialistas, a principal causa dessa queda foi a popularização dos anticoncepcionais, remédios que evitam a gravidez e permitem que as famílias planejem quantos filhos querem ter.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido