Aumento na expectativa de vida e declínio da taxa de natalidade explicam estimativas
De acordo com novas projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 22 de agosto, estima-se que a população brasileira começará a diminuir a partir de 2041. Segundo os números divulgados, até 2041, a população pode aumentar de 203 milhões de habitantes (número atual) para 220 milhões e, a partir daí, iniciar uma diminuição gradual até chegar a 199,2 milhões, em 2070.
O cálculo utiliza como base dados do último censo do IBGE (2022) e leva em consideração índices como taxa de fecundidade (número da média de filhos por cada mulher brasileira), expectativa de vida e migração, por exemplo. A queda da taxa de fecundidade é o principal indicador da diminuição da população brasileira: de 2000 a 2023, a média passou de 2,32 filhos para 1,57 filho por mulher.
Censo: calcula quantos brasileiros estão vivos e como eles vivem. As perguntas feitas durante as entrevistas do censo envolvem informações como idade, sexo, cor ou raça, religião e escolaridade.
Segundo nota do IBGE, entre outros fatores que indicam a diminuição da taxa de fecundidade estão aspectos socioculturais. Antigamente, com a mulher tendo menor inserção no mercado de trabalho, todo o foco era voltado para questões familiares e maternas. Atualmente, a população feminina tende a ter menos filhos e, geralmente, em idades mais avançadas.
As projeções também apontam que, em 2070, os brasileiros devem ter uma expectativa de vida de 83,9 anos, sendo 81,7 anos para os homens e 86,1 para as mulheres. Assim, com a população envelhecendo e menos pessoas nascendo, a tendência é de que a diminuição do número de habitantes continue se acentuando progressivamente. Ainda de acordo com o IBGE, Rio Grande do Sul e Alagoas serão os primeiros estados a sofrer com a queda: em três anos, a população desses dois estados deve começar a diminuir.
Fonte: IBGE.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.