planeta nome indígena home
planeta nome indígena home

O Brasil resolveu homenagear duas nações indígenas no IAU100 NameExoWorlds, um projeto no qual pessoas de 112 países escolheram nomes para planetas e estrelas que não fazem parte do Sistema Solar (entenda mais sobre planetas fora do Sistema Solar no fim do texto).

O planeta HD 23079, como é catalogado cientificamente, foi chamado de Guarani, nome de uma nação indígena que habita o sul do Brasil e partes da Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a sua estrela hospedeira (na qual o planeta gira ao redor), a HD 23079, foi batizada de Tupi, a nação indígena mais populosa do Brasil antes da chegada dos portugueses ao país, em 1500.

O processo de seleção dos nomes aconteceu em três etapas. Primeiro, pessoas de 112 países mandaram para a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) sugestões de nomes para os planetas e estrelas hospedeiras.

Depois, uma comissão com membros de cada nação selecionou algumas opções, que foram colocadas em uma lista. A partir dela, o público votou nos seus nomes favoritos.

No caso do Brasil, além de Tupi e Guarani, o público podia votar em nomes como Caipora e Curupira (personagens do folclore brasileiro) e Dandara e Zumbi (figuras históricas que lutaram contra a escravidão no país).

Nomes indígenas

indígena Guarani
Indígena da nação guarani. Foto: Funai

O ano de 2019 foi instituído pela Organização das Nações Unidas como o ano internacional das línguas indígenas. O marco era uma forma de reconhecer e valorizar os idiomas tradicionais – hoje, muitos deles têm poucos falantes e correm o risco de não ser mais usados.

Para celebrar o marco da ONU, a União Astronômica Internacional encorajou falantes de línguas indígenas a propor para o concurso nomes que fizessem parte do seu idioma.

Além do Brasil, cujos vencedores foram os nomes de duas nações indígenas, a Argentina batizou um planeta de Naqava e uma estrela de Nosaxa. Esses nomes fazem parte do idioma da nação indígena argentina mogoit: “Nagava” significa “todos os seres humanos são irmãos” e “nosaxa”, “novo ano”.

Planetas fora do Sistema Solar

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides, meteoritos e outros astros. Sua estrela central é o Sol. Planetas como Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Netuno giram ao redor dele.

Mas estes não são os únicos planetas conhecidos pela ciência. Ao todo, já foram descobertos mais de 4 mil planetas fora do Sistema Solar – e são eles que estão sendo batizados agora com esse concurso feito pela União Astronômica Internacional.

Para ver os nomes escolhidos por outros países, clique aqui. Atenção: esse site está em inglês. Para traduzir, clique na opção “traduzir página”, localizada no canto direito superior da página.

Fontes: IAU e NameExoWorlds.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Comentários (1)

  • Elane

    3 anos atrás

    que legal gostei dessa rerportagem muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido