Peixes fossilizados encontrados na Dakota do Norte. #pracegover: a imagem mostra um pedaço de peixe fossilizado, com formato de rabo. Ela tem tons de bege e marrom.

Pesquisadores afirmam ter descoberto fósseis que registram os momentos logo após o impacto causado pela queda de um asteroide na Terra, há 66 milhões de anos, que supostamente levou a maioria dos dinossauros à extinção. A novidade foi publicada na revista científica norte-americana Pnas, no início de abril.

O local que teria sido atingido pelo asteroide fica na Dakota do Norte, nos Estados Unidos, e “apresenta uma ‘imagem instantânea’ do pós-impacto”, relatam os cientistas, liderados pelo paleontólogo Robert DePalma, da Universidade de Kansas, nos EUA.

Entre as evidências da teoria estão fósseis de peixes. Em determinado momento, o asteroide teria se rompido e espalhado bilhões de fragmentos. Esses pedaços teriam caído na água e entrado no corpo dos peixes — de acordo com as análises dos fósseis feitas pelos pesquisadores.

Especialistas não envolvidos com a pesquisa afirmaram que pretendem analisar a hipótese mais a fundo antes de assumi-la como verdadeira.

O que são fósseis?
São restos de animais, plantas ou outros seres que ficaram preservados em rochas.

Como dos dinossauros morreram?

Duas entre as teorias dizem que:
• Um asteroide enorme caiu na Terra e gerou uma explosão devastadora. Os estragos mataram 80% da vida em nosso planeta.
• O clima na Terra passou por várias alterações ao longo dos anos. As mudanças teriam levado à extinção de diversas espécies.

#pracegover: a ilustração mostra um dinossauro em fundo branco. Ele tem pescoço comprido, espinhos sobre o pescoço e a parte de cima do corpo e está sobre suas quatro patas. Imagem: Getty Images.

Fontes: BBC, Brasil Escola, Canal Meio, CNN, G1, Jornal Nexo e Galileu.
Créditos: Twitter / GettyImages.

Notícia originalmente publicada na edição 129 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido