Foto: Sargol Okhovatian/reprodução

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, criou um modelo de um ventrículo esquerdo do coração humano em laboratório. O estudo completo da réplica bioartificial (uma mistura de materiais biológicos e artificiais) foi publicado em 7 de julho na revista científica Advanced Biology.

O modelo possui células cardíacas vivas — ou seja, de um coração de verdade — na composição e seu tamanho é o mesmo do ventrículo de um feto humano de 19 semanas: 0,5 milímetro de diâmetro interno e cerca de um milímetro de altura.

A pesquisa é considerada um avanço em comparação às demais réplicas 3D criadas até então. Isso porque, de acordo com Milica Radisic, professora no Instituto de Engenharia de Biomedicina (BME, na sigla em inglês) da Universidade de Toronto e autora sênior do estudo, os ventrículos bioartificiais anteriores eram compostos por apenas uma camada de células vivas, ou seja, incapazes de reproduzir as torções e demais movimentos de um coração real.

Já o ventrículo criado pelo time de pesquisa foi capaz não só de reproduzir as torções e contrações naturais do órgão, como bombear um fluido para dentro de um biorreator, simulando o sangue humano. Com o avanço da experiência, a criação será capaz de auxiliar o estudo de doenças no coração, além de complementar, futuramente, a terapia de pacientes com condições cardíacas.

Confira abaixo como o ventrículo bioartificial foi produzido, em uma animação divulgada no comunicado oficial da Universidade de Toronto.

Glossário

Ventrículo esquerdo: o coração humano é composto por quatro partes: dois átrios e dois ventrículos, um par em cada lado (esquerdo e direito). O ventrículo esquerdo recebe o sangue do átrio esquerdo e o bombeia para todo o corpo, exceto para os pulmões.

Biorreator: é um aparelho muito utilizado na biotecnologia. Dentro dele podem ser feitas reações biológicas para as mais diversas funções, como em pesquisas, experimentos, além de ele atuar na produção de vacinas, remédios e outros produtos.

Fontes: Revista Galileu, Universidade de Toronto e Brasil Escola.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Oi Jornal do Joca! Sou aluna da escola Navarro de Andrade, da professora Ângela 5º ano B, 10 anos, Adamantina SP. Gostei que cientistas do Canadá conseguiram criar um modelo de uma parte do coração humano com células vivas. Lorelay Ozelin Ligorino

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Sou aluna da EMEF Navarro de Andrade, 5º ano B da Profa Ângela. Eu achei interessante, pois gosto muito quando o assunto é sobre o corpo humano porque meu sonho é ser medica cirurgiã. Me chamou atenção esse estudo de usar células vivas com um tamanho de um ventrículo de um feto humano. Gabrielly Eduarda Fiorani

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Eu sou aluna da escola EMEF Navarro de Andrade e achei incrível que no Canadá fizeram um modelo de um ventrículo esquerdo do coração humano em laboratório, achei muito importante para cuidar de pessoas cardíacas. Gabriely Costa Chagas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido