Cientistas desenvolveram um mapa com a localização das mais de 20 mil espécies de abelhas que existem no planeta. É a primeira vez que algo assim é produzido. A novidade foi publicada na revista científica Current Biology, em 19 de novembro.

O mapa deve ajudar na preservação desses insetos, responsáveis por uma parcela importante da polinização das plantas — processo que leva à reprodução dos vegetais, garantindo alimentos para diversas espécies, inclusive para os humanos. As abelhas estão em risco por causa do desmatamento e uso de pesticidas (substâncias que eliminam insetos na agricultura).

Para criar o mapa, os pesquisadores compararam uma lista da localização das mais de 20 mil espécies de abelhas com quase 6 milhões de registros públicos sobre as posições geográficas de espécies pelo mundo. Assim, conseguiram chegar a uma listagem mais precisa dos lugares habitados por abelhas ao redor do globo.

Segundo os cientistas, organizar essas informações é o primeiro passo para o avanço da pesquisa sobre a distribuição das abelhas e onde elas correm o risco de perder população. Dessa forma, seria possível garantir a sobrevivência desses insetos.

Descobertas
A diversidade de plantas e animais costuma aumentar quanto mais perto se está dos trópicos e diminuir nos polos do planeta. O estudo, no entanto, descobriu que as abelhas não seguem essa tendência.

A equipe concluiu que elas estão presentes em maior número em ambientes áridos, como desertos, do que em áreas tropicais e úmidas, como florestas. Isso porque grandes árvores fornecem menos alimento às abelhas do que plantas e flores baixas, que aparecem quando chove nas áreas mais secas. Muitas abelhas também fazem ninhos e armazenam alimentos no solo, que ficam mais conservados em ambientes secos.

Além disso, os pesquisadores observaram que há mais espécies de abelhas no hemisfério norte do que no sul.

Fontes: CNN, Current Biology, G1, ScienceDaily e Smithsonian Magazine.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido