Os cientistas Gernot Horstmann e Sebastian Loth, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, divulgaram em janeiro uma pesquisa que desmentiu a ideia de que os olhos da Mona Lisa acompanham quem a vê, mesmo se o espectador mudar de posição enquanto está observando a obra. Uma das razões que levou o quadro a ser mundialmente conhecido é justamente a sensação de você estar sempre sendo visto pela retratada.

O estudo teve 24 voluntários, que se posicionaram em frente a uma reprodução digital da tela. Então, a direção do olhar da Mona Lisa foi medida. O cálculo foi feito a partir de uma régua na posição horizontal, colocada entre a imagem e cada um dos participantes. Assim, os voluntários diziam em qual ponto da régua achavam estar o foco do olhar da pintura. Os cientistas iam mudando a distância entre a régua e a imagem, variando o zoom e até apresentando versões do quadro em que só era possível ver os olhos e o nariz da Mona Lisa. Essas variações permitiram que o teste fosse repetido cerca de 2 mil vezes.

A conclusão foi de que o olhar da Mona Lisa não mira o rosto de seu espectador: os olhos da pintura estão a um ângulo de aproximadamente 15 graus à direita, o que corresponde mais ou menos à orelha direita de quem admira o quadro. De acordo com os pesquisadores, o “efeito Mona Lisa”, ou seja, a sensação de que o personagem de uma de obra de arte nos segue diretamente com o olhar, existe, mas não se aplica à própria Mona Lisa.

#pracegover: a imagem traz o quadro da Mona Lisa (uma mulher de cabelos longos, castanhos, usando vestido antigo em cor escura, com uma paisagem de natureza ao fundo). A imagem possui uma ilustração por cima, que demonstra os graus de inclinação do olhar da mulher do quadro, a 5 a 15,4 graus. Ao lado, há textos, que estão reproduzidos a seguir. Imagem: Pxhere.

Entenda o “efeito Mona Lisa”

• O olhar da Mona Lisa está 15,4 graus à direita do espectador.

• Para o efeito funcionar, o olhar precisaria estar 5 graus à direita.

• Quando o olhar do personagem de uma obra está a zero grau, ou seja, mirando diretamente quem o vê, a sensação de estar sendo seguido pelo quadro não surge.

A importância do quadro
A obra Mona Lisa foi pintada entre os anos 1503 e 1506, pelo italiano Leonardo da Vinci. O sorriso enigmático da personagem do quadro, além do olhar, tornou a obra mundialmente famosa. A riqueza de detalhes é tão grande que existe um mito de que Da Vinci usou mil camadas de tinta para pintar as mãos da Mona Lisa – de tão perfeitas, elas parecem ter sido esculpidas. Atualmente, a tela está no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Fontes: Folha de S.Paulo, Gizmodo Brasil, Museu do Louvre, Superinteressante e R7.

Notícia publicada originalmente na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Tainá ribas

    2 anos atrás

    nossa parece mesmo que ela sempre ta olhando para agente!

  • rafael costa miranda

    2 anos atrás

    noticia bem legal

  • linda

    4 anos atrás

    estou entediada e não posso ficar com os meus amigos e ate pasei o meu aniversário em casa o que eu Faso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido