Em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Para falar sobre a data e explicar quais são os desafios e o que podemos fazer pelo futuro desse bioma, o Joca entrevistou o Thiago Belote, especialista em conservação do WWF-Brasil e o professor Renato Crouzeilles, do Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade Rio. Confira:

A Mata Atlântica sofre ameaças? Quais?

Thiago Belote: as maiores ameaças são o desmatamento e a contínua expansão urbana, agrícola e industrial sobre as áreas restantes.

Renato Crouzeilles: há, atualmente, um ganho líquido (novas árvores estão sendo plantadas) da Mata Atlântica. Mas isso não é tão bom quanto parece. Essas novas florestas são chamadas de “florestas secundárias”, o que significa que ainda estão crescendo lentamente e podem levar mais de 50 anos para atingir a maturidade necessária para manter as florestas como as conhecemos.

O que vai acontecer se as taxas de desmatamento permanecerem as mesmas?

Renato Crouzeilles: os efeitos do desmatamento e da interferência humana ameaçam as diversas plantas e animais que vivem na Mata Atlântica. Embora possamos estar ganhando área total de floresta, as florestas primárias, as mais antigas, permanecem em perigo, e é delas que depende a maior parte da biodiversidade da Mata Atlântica.

O que pode ser feito para evitar o fim da Mata Atlântica?

Thiago Belote: para proteger a floresta que ainda temos, é extremamente importante que legislações como a Lei da Mata Atlântica, as Unidades de Conservação e o Código Florestal Brasileiro sejam mantidas, pois são os principais protetores legais da floresta por enquanto. Também precisamos de modelos de agricultura mais conscientes, que conectem produção, restauração florestal e conservação.

Quantas espécies endêmicas (ou seja, que só vivem lá) sabemos que existem atualmente na Mata Atlântica?

Thiago Belote: são inúmeras as espécies endêmicas da Mata Atlântica. Só de vertebrados (animais com coluna vertebral) são mais de 700. De espécies vegetais, são mais de 7 mil endêmicas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Gabriela Sanches Bassi

    1 ano atrás

    ameiii

  • Gabriela Sanches Bassi

    1 ano atrás

    ameiii

  • Bianca Cabral Gomes

    2 anos atrás

    Achei interesante

  • Julia.

    2 anos atrás

    Amei a entrevista!

  • Manuela Martinelle Marzotto

    2 anos atrás

    Gostei muito da reportagem

  • Erica Tamiko Yamashita

    2 anos atrás

    Muito legal

  • Heloisa Mendes Dos Santos

    2 anos atrás

    Gostei muito da matéria lida no jornal Joca sobre a Mata Atlântica. Porque mesmo sendo replantada demora 50 anos para atingir amaturidade.

  • Matheus Soares

    2 anos atrás

    Achei muio legal a matéria é uma pena que a Mata Atlântica esta sendo desmatada, pois isso pode causar várias consequências para o meio ambiente, desejo que as pessoas cuidem do nosso meio ambiente.

  • MARCELA RAZUK

    2 anos atrás

    É uma pena que a mata atlântica (e muitos biomas, principalmente do Brasil) esteja assim, tão ameaçada. Não entendo para quê tanto desmatamento e poluição em um mundo que poderia ser diferente se todos percebessem que as florestas são vitais e parassem de agir como se nada da natureza importasse de verdade, e que sem elas, muitas espécies vão ficar sem habitat, que é o oposto da realidade de muitos. Quando prejudicamos a natureza, também estamos nos prejudicando, porque, se sumirem as florestas, nosso O2 vai se reduzindo, até que chegue em um nível negativo e tudo e todos sejam exterminados.

  • LOUD MIM

    2 anos atrás

    amei muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido