O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, no dia 4 de março, que, a partir da Olimpíada de Tóquio em 2020, os países participantes poderão entrar na cerimônia de abertura do evento com um homem e uma mulher como porta-bandeiras (saiba mais no box). Em edições passadas, cada nação podia ter apenas um porta-bandeira.

Além dessa decisão, o COI determinou que, na Olimpíada de Tóquio e em todas as edições futuras do evento, as nações participantes deverão ter ao menos um atleta homem e uma atleta mulher em suas delegações.

Tanto essa medida como a dos porta-bandeiras têm por objetivo incentivar a participação feminina nos Jogos Olímpicos e garantir os mesmos direitos a ambos os sexos. O presidente do COI, Thomas Bach, disse que acredita que, na edição deste ano, o número de atletas mulheres possa chegar a 48,8% — o maior porcentual da história do evento. Na Olimpíada do Rio, em 2016, 45% dos esportistas eram do sexo feminino.

O que é um porta-bandeira?

Na abertura do evento, há um momento chamado Entrada das Delegações, no qual uma nação desfila depois da outra. O porta-bandeira é o atleta que carrega a bandeira do país que está representando. Ele caminha à frente dos demais esportistas da sua nação.

Curiosidades sobre a participação feminina em Olimpíadas

– Na primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, realizada em 1896, as mulheres não tinham permissão para participar do evento.

– A Olimpíada de Londres, em 2012, foi a primeira em que todas as nações tinham pelo menos uma atleta mulher.

Olimpíada e coronavírus

No mundo inteiro, há o receio de que o coronavírus afete ainda mais pessoas caso a Olimpíada seja realizada nas datas previstas, entre 24 de julho e 9 de agosto. Membro do conselho executivo da Tóquio 2020, Haruyuki Takahashi disse que havia a possibilidade de os Jogos serem adiados para daqui um ou dois anos. No entanto, segundo o presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, as datas do evento não serão alteradas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Daniela Banhato

    4 anos atrás

    Querido Joca gostei muito dessa matéria, gosto muito de vocês.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido