A operação Lava Jato, maior investigação de combate à corrupção e lavagem de dinheiro do Brasil, completou três anos. Até agora, a Justiça Federal do Paraná sob o comando do juiz Sergio Moro, conseguiu 56 acusações criminais contra 260 pessoas, sendo que em 26 já foram julgadas.

Juiz Sergio Moro

A operação também conseguiu repatriar R$ 10 bilhões aos cofres públicos, dinheiro que havia sido desviado por políticos, empresários, empreiteiros, funcionários da Petrobras e outros alvos das investigações.

Prédio da Petrobras no Rio de Janeiro

Como começou? A Lava Jato teve início com quatro operações da Polícia Federal: Dolce Vita, Bidone, Casablanca e Lava Jato, sendo as três primeiras nomes de filmes clássicos, escolhidos de acordo com o perfil de cada doleiro* investigado.

A última, e mais famosa, fazia referência a uma lavanderia e a um posto de combustíveis em Brasília que eram usados pelas organizações criminosas.

Prisão do doleiro Alberto Youssef

O primeiro personagem a ser preso foi Alberto Youssef, envolvido nesse esquema. Desde então, a operação já soma 38 fases e revelou nomes importantes do cenário político, que estariam envolvidos em pagamento de propina e fraudes.

A fase mais recente da operação está concentrada na análise dos depoimentos de Marcelo Odebrecht, ex-presidente de umas das construtoras mais poderosas do Brasil.

Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht

* Doleiro: pessoa que vende moedas de outros países, normalmente o dólar, e cobra taxas fora do que manda a lei vigente no país.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido