A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 20 de abril, o maior conjunto de dados desagregados sobre saúde do mundo. Esse gênero de informação é o que busca dividir determinado dado em partes menores, por exemplo, ao separar o número de habitantes de um país em categorias como sexo, idade e classe social. Isso é importante para avaliar a desigualdade existente dentro de um grupo de pessoas específico.

Para isso, a OMS utilizou quase 11 milhões de da- dos seguros sobre saúde, de mais de 15 fontes, e os organizou no software (programa) Health Equity Assessment Toolkit (“Ferramentas de Avaliação da Equidade em Saúde”, em tradução livre). Entre os temas explorados estão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), covid-19, saúde infantil e acesso a atendimento médico.

Um exemplo desse tipo de dado é o número de pessoas que declararam ter recebido uma dose da vacina contra a covid-19, considerando o nível de educação. Em maio de 2021, no Brasil, cerca de 51,4% de pessoas formadas em pós-graduação (curso feito após a faculdade) já haviam recebido uma dose, enquanto apenas 29,5% das que não concluíram o ensino fundamental 2 ou o ensino médio tinham se vacinado. A partir desses números, é possível analisar a desigualdade entre indivíduos de diferentes níveis de acesso à educação. 

“A capacidade de direcionar serviços para aqueles que mais precisam deles é vital para promover a equidade na saúde e melhorar vidas”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em comunicado à imprensa. 

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) 
São 17 metas globais assinadas, em 2015, por 193 países na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Estados Unidos. Ao assinar o documento, as nações prometem o cumprimento dos 17 objetivos, que lutam contra questões como desigualdade, fome e poluição, até 2030. 

Fontes: Fiocruz e OMS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 206 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Reginaldo De Jesus Cordeiro Júnior

    10 meses atrás

    O Joca fornece diversas informações sobre o mundo e cuidados da Terra. Que ele continue assim.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido