B.1.1.529 é o nome científico da cepa e ômicron é a denominação popular. Foto: divulgação

A variante ômicron está provocando uma nova onda de casos de covid-19 ao redor do mundo, levando diversas escolas dos Estados Unidos a anunciar o fechamento e a volta das aulas on-line. Entre as cidades que adotaram a medida estão Atlanta, Newark, Detroit e Cleveland.

Em alguns casos as aulas acontecem presencialmente, mas os alunos e funcionários precisarão apresentar um comprovante de vacinação. O departamento de saúde de Los Angeles divulgou um estudo no começo de janeiro estimando que até 10% dos estudantes e trabalhadores da educação podem estar infectados com o vírus após as celebrações de fim de ano.

Outros países também estão adotando medidas mais rígidas para evitar novos surtos em escolas. A Inglaterra anunciou que o uso de máscaras voltará a ser obrigatório nos colégios (a proteção não era obrigatória desde outubro de 2021). Na Áustria, alunos serão testados três vezes por semana. Na Itália, só serão permitidas máscaras do tipo PFF2 dentro das instituições de ensino.

No Brasil, as universidades federais da Santa Catarina (UFSC), Rio de Janeiro (UFRJ) e Lavras anunciaram a suspensão das aulas presenciais até o fim de janeiro. Até o fechamento desta publicação, ainda não havia decisão semelhante para escolas públicas brasileiras. “Estamos vendo o que essa variante está causando em todo o mundo e em todos os setores, todos estão tendo que ser mais cautelosos. Embora a escola tenha se mostrado um ambiente seguro, ela não é uma ilha”, disse Vitor de Angelo, presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. “Talvez seja necessário dar um passo para trás no que avançamos, mas ainda não há nenhuma definição”, completou.

Fontes: Folha de S.Paulo, O Globo e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido