Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, é comum ter dúvidas relacionadas à doença causada por ele (a covid-19) e sobre como agir para evitar que a contaminação se espalhe.

A repórter mirim Sophia M. Q., de 10 anos. Foto: arquivo pessoal

Para esclarecer algumas das principais questões a respeito do tema, a leitora Sophia M. Q., 10 anos, de Brasília (DF), entrevistou o médico Ivan Cese Marchetti, infectologista do laboratório Fleury Medicina e Saúde, de São Paulo.

O profissional deu dicas de como aumentar a imunidade para se proteger e comentou sobre o que já se sabe sobre o vírus. Confira. 

Existe alguma comprovação científica de que o vírus da covid-19 é eliminado do local quando entra em contato com o álcool em gel 70%?Sim, o álcool 70% é um ótimo agente desinfetante. Existem comprovações científicas da sua eficácia contra diversos agentes, inclusive os coronavírus. Vale ressaltar que o uso da substância deve seguir as orientações das instituições de saúde e dos fabricantes para que tenha a ação esperada. Além disso, por ser um produto inflamável, é preciso ter muito cuidado durante a utilização e quando for guardá-lo. Por exemplo: sempre antes de usar, certifique-se de que não tenha fogo por perto, pois o álcool 70% é inflamável.

Por que o álcool 70% e o sabão matam o vírus?
O vírus tem uma capa composta por proteínas e lipídios [gorduras] em sua estrutura. O álcool consegue desidratar e desintegrar esses componentes, causando uma quebra na estrutura do vírus. Já o sabão atua nos lipídios da cápsula do vírus, rompendo a estrutura.

O Doutor Ivan Cese Marchetti, infectologista do laboratório Fleury Medicina e Saúde, tirou dúvidas sobre o novo coronavírus. Foto: arquivo pessoal

Como posso aumentar a minha imunidade?
A nossa imunidade depende de diversos fatores, inclusive genéticos. Mas há várias medidas que podem colaborar. Os hábitos de vida são fundamentais, por exemplo: a alimentação saudável e balanceada com frutas, verduras, legumes e sem consumo excessivo de alimentos industrializados e fast food [comidas vendidas prontas]; a prática rotineira de atividades físicas; e evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas.

Na sua opinião, as pessoas que pegaram o vírus e ficaram internadas em estado grave poderão ter sequelas [consequências no organismo depois de uma doença]?
Todas as informações sobre o vírus e as consequências da infecção são ainda precoces. Muitos estudos são necessários, e também precisamos de tempo para avaliar a evolução das pessoas infectadas. Mas já há análises preliminares que mostram sequelas pulmonares, como fibrose [uma doença que “engrossa” o tecido dos pulmões e compromete suas funções, pois dificulta a passagem de oxigênio para a corrente sanguínea] e redução na capacidade da função pulmonar.

Por que o vírus ataca diretamente o pulmão?
O novo coronavírus invade as células do ser humano por meio da ligação com a enzima conversora da angiotensina 2 (que é um mecanismo tipo chave-fechadura, em que o vírus tem uma proteína que se liga perfeitamente à enzima da célula). Essa enzima se encontra principalmente nas células do pulmão, fazendo com que seja o órgão mais acometido.

Por quanto tempo o vírus permanece vivo nas superfícies?
O tempo que ele permanece viável depende do tipo de superfície. Um trabalho bastante interessante fez essa análise. Em um material de cobre, o vírus ficou viável por quatro horas e, em papelão, por 24 horas. Já em um plástico, 72 horas.

Se o novo coronavírus é um vírus respiratório, por que não é transmitido pelo ar?
O novo coronavírus é transmitido por partículas respiratórias contaminadas, como secreção nasal ou gotículas. Porém, é por pouco tempo que o vírus fica viável no ar. Além disso, essas partículas têm capacidade pequena de se dispersar. Deste modo, é necessário estar a uma distância pequena (1,5 metro) de uma pessoa infectada para correr o risco de pegar o vírus que possa estar no ar [use máscara para evitar o contágio].

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • MIGUEL DE ANDRADE FARIA 2B n. 16

    3 anos atrás

    doi a serugia

  • Nicolas Brito, 7 anos, São Caetano do Sul, SP

    3 anos atrás

    Adoramos a reportagem! Foi bem esclarecedor.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido