Pavulagem, festa junina típica de Belém do Pará.

por Mariana Labbate e Martina Medina

Pernaltas no Arrastão do Pavulagem: seis crianças participam do cortejo, dentre elas Kayra, 8 anos, no centro da foto.

Uma das principais comemorações juninas no Norte do país é o Arraial do Pavulagem em Belém, no Pará. A principal parte da festa é o “Arrastão do Pavulagem”, um desfile que passa pelas ruas da cidade.

Nele, crianças e adultos dançam, cantam e alguns participantes saem usando pernas de pau; são os chamados “pernaltas”. Todos seguem o Boi Pavulagem até chegarem ao centro da cidade, onde acontece uma cerimônia de encerramento e um show da banda tradicional que também se chama “Arraial do Pavulagem”.

O principal personagem é o boi-bumbá, típico do folclore da região, que no caso é chamado de Boi Pavulagem.

Boi Pavulagem em festa junina típica de Belém do Pará.

O pernaltas mirins do Pavulagem
Os irmãos Kenzo Thiego A., 11 anos, e Kayra Kawany A., 8 anos, são duas das seis crianças que saem como pernaltas no Arrastão. Eles dançam quadrilha e carimbó, um ritmo típico do Pará, e cumprimentam o público – tudo isso em cima de pernas de pau.

“Eu sinto muita alegria conforme aumentam os centímetros da perna. Vou ficando cada vez mais alto e superando o medo de cair”, conta Kenzo. Este foi o seu quarto ano na festa. Kenzo começou usando pernas de 50 centímetros de altura e hoje já sai com as de 70 centímetros para celebrar a festa junina. “Tentei a de um metro, mas me deu dor no quadril. Mas um dia ainda vou conseguir usar!”, promete.

Kenzo e suas pernas de pau de 70 cm cada

Já Kayra saiu pela primeira vez neste ano encarando pernas de 60 centímetros. “Deu um pouquinho de medo, mas eu ensaiei bastante e deu tudo certo. Foi muito legal”, diz.

É preciso ensaiar por 15 dias para se manter em pé até o final do desfile. Mas nem sempre dá para manter o ritmo durante todo o cortejo. “No ano passado, quando estava subindo a Presidente Vargas, minha perna quebrou – a de pau, não a de verdade!”, conta Kenzo. “Eu tive que me apoiar em alguém para tirar minha perna e continuar caminhando sem ela. Nesse arrastão já consegui andar normal com a perna de pau até o final.”

O Arrastão do Pavulagem

O Arrastão leva milhares de pessoas cantando e dançando pelas ruas de Belém. Algumas pessoas se vestem de boi bumbá, mas a maioria usa uma camisa azul, calça branca (no caso do Kenzo e da Kayra, que cubra as pernas de pau) e um chapéu de fitas com um dos principais símbolos do Pavulagem, uma estrela azul dentro de um círculo amarelo.

Os participantes também se maquiam, pintando o rosto de branco e desenhando luas e estrelas nele.

Kayra, de 9 anos, com o rosto pintado para desfilar no Arrastão.

A festa também tem várias brincadeiras, como o pau de sebo e o quebra pote, um jogo onde as crianças são vendadas e tentam quebrar potes que podem ter doces, terra, água e por aí vai. “Quebrei um pote e tinha pipoca. Eu fiquei com vontade, mas como estava vendado infelizmente não deu para comer. As crianças que estavam de fora correram para pegar e comeram antes”, relata Kenzo.

Estão presente também comidas tradicionais de festa junina, como o milho e o bolo de macaxeira. Mas Kayra e Kenzo contam que gostam mesmo é de tomar tacacá e comer maniçoba, pratos típicos do Pará que também são servidos nos dias juninos.

A história do Boi Pavulagem
Desde 1987, a cidade de Belém do Pará comemora a chegada de um presente de São João para alegrar a cidade: um boi azul, o Boi Pavulagem.

Luciana, 45 anos, e seu sobrinho Kenzo, 11, desfilando com suas pernas de pau no Arrastão do Pavulagem.

De acordo com Luciana Lobo, de 45 anos, tia de Kayra e Kenzo, a festa começou pequena, com um grupo de amigos que faziam um cortejo com um boi chamado Pavulagem. Hoje, a festa cresceu e já virou domínio público.

Luciana, que participa do Arrastão há 15 anos – cinco deles como pernalta -, contou também que já tocou na percussão, mas não se adaptou e resolveu se desafiar subindo nas pernas de pau. Ela arrastou a família inteira para o Pavulagem, e disse que, em maio, todos ficam ansiosos pela festança. Kenzo curte ter os parentes reunidos nas alturas. “Quase toda a minha família sai como pernalta. É legal compartilhar esse momento em família”, diz.

Kenzo, Kayra, Luciana e família reunida no Arrastão do Pavulagem

Leia outras reportagens do nosso especial sobre festas juninas
Conheça a Festa de São João com a maior quadrilha do país
Os bonecões da Festa Junina de São Luiz do Paraitinga

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido