Você já deve ter visto diversos símbolos escritos nas antigas construções egípcias em livros de história ou filmes. Esses códigos, chamados de hieróglifos, agora podem ser traduzidos para a nossa língua por meio de uma nova ferramenta chamada Fabricius, lançada em julho pelo Google.

A plataforma funciona da seguinte forma: os usuários buscam no Google pela foto de uma construção egípcia com vários hieróglifos — é preciso se certificar de que os símbolos estão bem visíveis. Então, é necessário inserir a imagem no site e, usando os recursos do portal, desenhar os contornos dos símbolos vistos na foto. Depois, é só selecionar os símbolos, apertar na opção de tradução e descobrir o que aqueles códigos significam.

Além do serviço de tradução, a ferramenta dispõe de um jogo para enviar mensagens com símbolos para amigos e familiares e uma atividade interativa na qual os usuários desenham os hieróglifos e aprendem curiosidades sobre esses códigos.

Como acessar o Fabricius?
Entre em: cutt.ly/TsVysbl. O acesso é gratuito. O site está em inglês, mas você pode traduzi-lo clicando na opção “traduzir esta página”, no canto direito superior da tela.

Mais recursos
O Google também lançou uma versão mais avançada da ferramenta. A ideia é que ela ajude em pesquisas sobre o Egito Antigo e seja usada por egiptólogos (especialistas no assunto) e historiadores, entre outros estudiosos.

Fontes: BBC e Fabricius.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 154 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido