A cidade Nova Délhi, com 17 milhões de habitantes, é considerada a capital de país mais poluída do mundo. Foto: Sanchit Khanna/Hindustan Times via Getty Images.

A capital da Índia, Nova Délhi, registrou altos níveis de poluição no dia 5 de novembro, de acordo com o Escritório Central de Controle de Poluição (CPCB) do país.

Às 14h do horário local (6h30 em Brasília), a quantidade de partículas PM10 (entenda abaixo) por metro cúbico era 680 — o maior já registrado na área. Essa quantidade é duas vezes maior que o limite considerado tóxico, ou seja, que age como veneno no organismo do ser humano. O CPCB classificou essa média como de “severa emergência”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera um nível de mais de 200 partículas PM10 por metro cúbico como prejudicial para a saúde de quem estiver na região. Se superar 300, essas partículas são consideradas tóxicas.

O uso de fogos de artifício durante o evento hindu “Diwali”, que ocorre normalmente em outubro ou novembro, foi considerado um motivo para piorar a poluição.

Os fogos de artifício usados no evento hindu “Diwali” são responsáveis pelos altos níveis de poluição no ar. Foto: Getty Images.

A cidade Nova Délhi, com 17 milhões de habitantes, é considerada a capital de país mais poluída do mundo.

O que é uma PM10?
É um tipo de partícula de 10 micrômetros de tamanho — isso equivale a um metro (o tamanho de uma mesa de pebolim) dividido em um milhão de partes. Elas são extremamente pequenas e, por essa razão, penetram no sistema respiratório humano e podem causar doenças respiratórias.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Mount Logan Middle School

    5 anos atrás

    OI JOAOZINHO

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido