O governo da Indonésia declarou, em 26 de agosto, que uma nova capital para o país será construída na província de Kalimantan, dentro da ilha de Bornéu, região de floresta tropical. O local ainda não tem nome oficial. O país decidiu trocar de sede quando a atual capital, Jacarta, começou a afundar (saiba mais sobre os alagamentos da cidade na edição 133 do Joca).

Em um pronunciamento oficial, o presidente indonésio, Joko Widodo, justificou a escolha da nova sede por sua localização central e próxima a áreas urbanas, além do baixo risco de desastres naturais na região, como terremotos e enchentes.

Entretanto, a mudança preocupa ambientalistas, pois haverá desmatamento de uma área rica em biodiversidade para construir a nova cidade. Para analisar esse impacto ambiental, o governo encomendou uma pesquisa que, segundo o Ministério do Meio Ambiente do país, deve ficar pronta em novembro.

A atual capital, Jacarta, está afundando./ #pracegover: a imagem mostra uma construção rodeada por água em Jacarta. Foto: Anton Raharjo/NurPhoto via Getty Images.

De acordo com os planos oficiais, a nova capital será sustentável e apenas funcionários do governo trabalharão no local, enquanto o centro de negócios deve permanecer em Jacarta. Com menos pessoas trabalhando e morando na atual capital, ela correria menos riscos de afundar. A previsão oficial é de que as instituições do governo comecem a ser transferidas para a nova capital, dentro da ilha de Bornéu, em 2024.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido