O presidente da república, Michel Temer, convocou os brasileiros para ajudarem no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Temer participou durante a manhã das ações do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

E a poucos dias do início do verão, alunos de escolas da rede estadual de São Paulo também se uniram para combater o mosquito.

15380513_10154022443220373_7714817028156835355_n

Na E.E. Henrique Dumont Villares, o secretário da Educação, José Renato Nalini, o Ministro da Justiça, Doutor Alexandre de Moraes, acompanharam as  apresentações dos alunos, junto com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra.

Na visita à escola, Serra e Nalini também conheceram e leram o jornal Joca, usado pelos alunos em sala de aula. 

A TV Globo também esteve por lá para acompanhar a visita dos governantes à escola.

Um mutirão para conversar com a população e alertar sobre a prevenção está sendo realizado em unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito.

O governo destacou que é muito importante que cada cidadão faça o seu papel no combate ao mosquito. “Espero que vocês possam nos ajudar neste combate”, afirmou Serra.

Queda

“É uma luta incessante, mas que será vitoriosa”, disse. A queda de 5,5% nos casos de dengue em relação ao ano passado também foi ressaltada pelo presidente. Até 22 de outubro, foram confirmados 1.485.355 casos, enquanto no mesmo período de 2015, esse número era de 1.543.000.

Febre por vírus Zika

Resultado de imagem para zika

A doença é causada pelo Zika vírus, que é transmitido pela picada de um mosquito.

O mosquito nasce em locais onde a água fica parada e acumulada. A principal ação de combate ao mosquito é evitar a sua reprodução.

Para saber mais: www.saude.gov.br

Curto prazo: resolve-se dentro de dias a semanas

Na maioria dos casos, não há nenhum sintoma. Em alguns casos, o Zika vírus pode provocar paralisia (Síndrome de Guillain-Barré). Em mulheres grávidas, pode causar defeitos congênitos subsequentes.

As pessoas ainda podem ter os sintomas:

Dor local: articulações, atrás dos olhos ou músculos

No corpo: fadiga, febre, calafrios, perda de apetite ou suor

Também comuns: dor de cabeça, erupção cutânea, olho vermelho ou vômito

Não há vacina ou tratamento específico para essa doença. O tratamento foca no alívio dos sintomas e inclui repouso, reidratação e medicamentos para febre e dor.

Os sintomas mais comuns da doença do Zika vírus são febre, erupções, dor nas articulações e olhos vermelhos.

Não há vacina ou tratamento específico para essa doença. O tratamento foca no alívio dos sintomas e inclui repouso, reidratação e medicamentos para febre e dor.

Consulte um médico para receber orientação.

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • prof_villares

    7 anos atrás

    Uma grande honra nossos alunos poderem explicar com toda a propriedade as prevenções que aprenderam para evitar o criadouro do mosquito Aeds, transmissor da Zica , Dengue e Chikungunya.

  • Joca

    7 anos atrás

    Foi demais, mesmo, parabéns!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido