Mais de cinco anos depois de ter sido atingido por um incêndio, em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo, voltou a receber exposições abertas ao grande público — em consequência do incidente, o local tinha sido fechado e precisou passar por um processo de reconstrução. A primeira exibição foi a mostra temporária Língua Solta, realizada entre os dias 4 e 7 de maio.

A exposição foi uma homenagem ao Dia da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio. Foram expostas obras de arte que tinham relação com as palavras do idioma. Entre as peças estavam trabalhos de artistas plásticos brasileiros como Leonilson, Rosângela Rennó e Jac Leirner. Em razão da pandemia, apenas dez pessoas por vez podiam entrar no espaço da exposição. Além disso, os visitantes tinham que passar por medição de temperatura e, durante a permanência no museu, usar máscara e manter o distanciamento social.

Aqueles que não compareceram à exposição física puderam conferir as atrações da programação virtual da exibição, que teve lives no YouTube e na página do Facebook do museu. Entre os destaques estavam uma apresentação do cantor brasileiro Tom Zé, uma discussão sobre funk e literatura, uma conversa entre escritores de países de língua portuguesa, como Mia Couto, de Moçambique, José Eduardo Agualusa, de Angola, e Inês Pedrosa, de Portugal, e a leitura de um poema pela cantora brasileira Maria Bethânia.

Reabertura oficial
A mostra Língua Solta foi uma exposição de pré-reabertura. A reabertura oficial do museu está marcada para o dia 17 de julho. O plano é que, a partir dessa data, a instituição volte a ter o mesmo horário de funcionamento de antes do incêndio, ou seja, fique aberta todos os dias (menos às segundas-feiras). Porém, por causa da pandemia, pode ser que o retorno total das atividades não aconteça na data prevista.

Por que o Museu da Língua Portuguesa pegou fogo?
Em 2019, a Polícia Civil de São Paulo divulgou o resultado da investigação sobre o incêndio. De acordo com a organização, o fogo foi causado por um defeito em um dos holofotes do prédio. No dia do ocorrido, a instituição estava fechada e ninguém ficou ferido.

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa dispunha de filmes, músicas e tecnologias interativas que mostravam a diversidade e história do nosso idioma. Até 2015, quase 4 milhões de pessoas (mais do que a população do Uruguai) já tinham visitado o local.

#pracegover: imagem aérea da estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo. Foto: Instagram Museu da Língua Portuguesa

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, Museu da Língua Portuguesa e Governo do Estado de São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Beatriz mari 5B

    2 anos atrás

    eu gostei muito

  • Beatriz mari 5B

    2 anos atrás

    é lega

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido