#pracegover: a foto mostra um homem, uma menina e uma mulher com um bebê no colo. Eles estão plantando uma árvore em uma área de gramado. Os três usam um regador para regar a árvore plantada. O homem usa camisa preta e short vermelho, a menina usa vestido vermelho e tiara vermelha nos cabelos, e a mulher usa camiseta vermelha e saia jeans. O bebê está enrolado em um cobertor verde. Imagem: divulgação.

A prefeitura de Itapemirim, no Espírito Santo, está plantando uma árvore para cada bebê que nasce no município. Lançado em março, o projeto chamado Raízes de Itapemirim já plantou mais de 90 mudas de espécies nativas da mata atlântica, como ipê-roxo e ipê-amarelo.

Após a chegada do bebê, os pais recebem um convite para participar do programa. Quando a resposta é positiva, uma muda é plantada com uma placa que leva o nome do recém-nascido. Além disso, os responsáveis recebem uma “certidão de nascimento natural”, documento que mostra os dados da criança, informações sobre a árvore (espécie e local em que foi plantada, entre outros) e recomendações sobre os cuidados com o bebê no primeiro ano de vida.

“Esse projeto promove o cuidado com as árvores, incentiva o reflorestamento de ruas e áreas degradadas do município e faz com que a pessoa crie raízes com Itapemirim”, diz o secretário do Meio Ambiente Jean Paz Rosa. “Se ao longo da vida a pessoa for para outra cidade, suas raízes continuarão em Itapemirim graças a essa árvore.”

Importância das espécies nativas
Na região da mata atlântica, recomenda-se o plantio de árvores nativas desse bioma, em vez de espécies exóticas, que roubam espaço das nativas e não oferecem alimentos adequados para a dieta dos animais brasileiros.

Glossário

ESPÉCIE NATIVA DA MATA ATLÂNTICA: original desse bioma, presente em 17 estados brasileiros. Exemplos: urucum, palmito-juçara e jabuticaba sabará, entre outros.

ESPÉCIE EXÓTICA: original de outra região do planeta. Muitas árvores que existem hoje no Brasil foram trazidas de outros países pelos portugueses. Exemplos: jaqueira, abacateiro e mangueira, entre outros.

Notícia publicada originalmente na edição 130 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido