O argentino Diego Maradona, um dos maiores craques da história do futebol, morreu em casa, na cidade de Tigre, na Argentina, em 25 de novembro, aos 60 anos. Segundo exame realizado após a morte do jogador, ele teve uma parada cardiorrespiratória, condição que faz com que os batimentos cardíacos e a respiração sejam interrompidos.

No início de novembro, Maradona ficou oito dias internado para fazer uma cirurgia no cérebro e tratar algumas questões de saúde. Ele foi para a casa em Tigre em 11 de novembro. No dia da morte do jogador, ambulâncias foram chamadas, mas os profissionais não conseguiram salvá-lo.

A Justiça da Argentina investiga se o médico de Maradona, Leopoldo Luque, cometeu algum erro. Duas filhas do ex-jogador, Dalma e Gianinna, e a ex-mulher, Claudia Villafañe, suspeitam que decisões do médico possam ter levado ao falecimento do ídolo. Luque nega as acusações. “Não há erro médico.

#pracegover: Maradona com o uniforme azul e branco da seleção da Argentina correndo em campo, em 1990. Crédito de imagem: David Cannon/Allsport/Getty Images/Hulton Archive

É a coisa mais comum do mundo morrer assim. É algo que pode acontecer. Sempre foi feito todo o possível para diminuir esse risco, mas não dá para bloqueá-lo”, disse ele, em entrevista a veículos de imprensa argentinos.

Homenagens
A Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires, recebeu o velório de Maradona. Milhares de pessoas foram até o local. Houve aglomeração (o que não é indicado por causa da pandemia de covid-19) e confusão entre fãs e a polícia.

Os jogadores do clube italiano Napoli, no qual Maradona atuou entre 1984 e 1991, usaram um uniforme diferente para lembrar o ex-jogador na partida contra o Roma, em 29 de novembro. Eles vestiram camisetas com listras azuis e brancas e bermuda preta, em referência ao uniforme da seleção argentina.

Quem foi Maradona?
Maior ídolo da história do futebol argentino, ele ficou conhecido pelos dribles, gols marcantes e conquistas inesquecíveis.

#pracegover: Marona em 2019, com roupas azul e branca, em estádio de futebol. Crédito de imagem: Marcos Brindicci/Getty Images

1978
Aos 18 anos, foi o artilheiro do Campeonato Argentino, pelo Argentinos Juniors.

1981
Entrou para o clube argentino Boca Juniors e, no mesmo ano, venceu o Campeonato Metropolitano.

1982
Foi para o Barcelona, da Espanha. No ano seguinte, venceu a Copa do Rei e a Copa da Liga Espanhola. 1984 Começou a jogar no Napoli. Venceu o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Copa da Uefa.

1986
Pela seleção argentina, venceu a Copa do Mundo e foi o melhor jogador do torneio. Nesse evento ocorreu o lance chamado de “la mano de Dios” (em português, a mão de Deus). Nas quartas de final contra a Inglaterra, Maradona marcou um gol confirmado pelo árbitro, mas que muitos afirmaram não ser válido, pois ele teria usado a mão, o que vai contra as regras do futebol.

1993
Voltou para a Argentina, onde jogou pelo Newell’s Old Boys e pelo Boca Juniors. Aposentou-se como jogador em 1997.

Fontes: BBC, Clarín, CNN, Folha de S.Paulo, Globo Esporte e UOL

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido