nova dose vacina adolescentes 189
Quem tem entre 12 e 17 anos já pode tomar a terceira dose da vacina contra covid-19. É preciso consultar o calendário da sua cidade. / #pracegover: profissional da saúde aplicando dose da vacina contra a covid-19 em braço de adolescente. Crédito de imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No dia 27 de maio, o Ministério da Saúde liberou a dose de reforço (ou
seja, a terceira dose) da vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. Ela deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose do imunizante. Para saber as datas da vacinação é preciso consultar o calendário divulgado pela sua cidade ou estado.

Em nota, o Ministério da Saúde declarou que a nova fase de vacinação para os jovens dessa faixa de idade se faz necessária em virtude da diminuição no nível de anticorpos (que defendem o corpo de doenças) no organismo de quem completou o ciclo inicial da vacina (de duas doses). “Uma vez que existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis”, declarou o órgão.

Cidades voltam a incentivar o uso de máscaras
Segundo dados do site Our World in Data, em 27 de maio, o Brasil atingiu a marca de 40.633 novos casos de covid-19, número que não era alcançado desde o fim de março.

O aumento, ainda que pequeno na comparação com outros momentos da pandemia, tem levado cidades de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. Um exemplo é Curitiba, capital paranaense, que indicou a volta do item de proteção também para lugares abertos com aglomeração, em 20 de maio — trata-se de uma recomendação, e não de obrigatoriedade.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo, G1, Ministério da Saúde, O Globo, prefeitura de Curitiba e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 189 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido