Quando o tema é investimento, um dos fatores fundamentais é o tempo — algo que, se utilizado a favor de quem está investindo dinheiro, pode se tornar uma vantagem imensa.

Há duas razões para isso: o dinheiro se multiplica no tempo e, quanto mais tempo houver, mais espaço você terá para arriscar — pois terá tempo para se recuperar se algo der errado.

Por tudo isso, não é à toa que dados recentes mostram um aumento significativo de investidores mirins no que chamamos de renda variável: as ações (saiba mais na edição 130).

Cada vez mais jovens investidores com menos de 18 anos abrem contas nas corretoras de ações para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos (é possível fazer isso com a autorização de um responsável).

Portanto, algo que antes era limitado ao mundo dos adultos agora se mostra cada vez mais aberto a todas as idades, e isso tem efeitos positivos no longo prazo. Estamos formando uma base de pessoas mais atenta à educação financeira e capaz de fazer as próprias escolhas quando o assunto é dinheiro.

Caso queira dar os primeiros passos nesse universo, deixo algumas recomendações:
• Converse com seus pais;
• Leitura e estudos sobre o assunto são fundamentais;
• Vá com calma. Investir é uma longa maratona e não uma rápida corrida de 100 metros.

Tem alguma dúvida sobre o universo das ações? Escreva para joca@magiadeler.com.br para que eu traga dicas nas próximas colunas

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em Economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. futurarplan.com.br.

Marcelo-Financas
#pracegover: Marcelo usa sapatos marrons, calça jeans, camisa branca e blazer escuro. Ele está sentado em um sofá. Foto: arquivo pessoal

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido