Estimativas apontam uma queda de 6,51% no PIB do Brasil para 2020. Mas o que isso significa para o seu bolso? O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de tudo o que é produzido por um país. Portanto, quanto maior o PIB, mais riqueza aquela nação está produzindo.

Segundo o último relatório Focus, do Banco Central, que mostra a evolução das estimativas dos economistas, as projeções para o PIB deste ano caíram pela 17ª semana consecutiva. PIB em queda significa que a economia está encolhendo. Isso vem acontecendo principalmente por causa do novo coronavírus.

Com as pessoas em casa, o consumo cai e as empresas produzem menos. Portanto, elas precisam de um número menor de empregados, o que afeta a taxa de emprego e a renda da população. Preocupadas com tudo isso, as pessoas compram menos, o que gera um ciclo de queda para a economia.

Precisamos fazer dois movimentos neste momento:

  • Evitar compras desnecessárias e pedir desconto naquilo que precisar comprar;
  • Pensar em alternativas para gerar renda extra para a família. Muitos produtos e serviços podem ser comercializados sem sair de casa. É hora de ter ideias e usar a criatividade. Essa combinação de fatores abrirá espaço para a capacidade de poupar. Ter uma reserva para emergências é a melhor forma de aliviar a preocupação com o futuro.
Marcelo-Coluna-Financas
#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. www.oprosperopasso.com.br

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 152 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Rafael

    3 anos atrás

    O joca e muito bom

  • Breno Breno Pereira Barros Lima

    3 anos atrás

    gostei

  • Rafael

    3 anos atrás

    vedade

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido