Milton é nome de destaque na história da televisão brasileira. Foto: @g1/Twitter/reprodução

O ator e diretor brasileiro Milton Gonçalves, de 88 anos, morreu no dia 30 de maio, por volta de 12h30, em casa, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da família à Rede Globo, o artista faleceu em decorrência de seu estado de saúde já delicado desde o AVC (acidente vascular cerebral) que Milton sofreu em fevereiro de 2020. O ator já apresentava dificuldades na fala e locomoção, utilizando cadeira de rodas e fazendo sessões de fisioterapia.

Milton nasceu em 9 de dezembro de 1933, em um pequeno município de Minas Gerais. O artista é considerado um ícone da televisão brasileira.

Ele teve papel de destaque em diversas novelas e minisséries, atuando e dirigindo alguns capítulos. Só na Rede Globo, atuou em mais de 40 novelas, como é o caso de Pecado Capital (1975) e as duas versões de Sinhá Moça (1986 e 2006). A versão mais atual da novela, inclusive, rendeu a Milton uma indicação ao prêmio de melhor ator no Emmy Internacional, pela interpretação do personagem Pai José.

Glossário

AVC: um acidente vascular cerebral acontece quando pequenos vasos do corpo que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Isso faz com que determinada área cerebral fique sem circulação sanguínea, provocando paralisia na região. Com socorro rápido e tratamento correto de um AVC, uma pessoa pode se recuperar completamente.

Fontes: G1, CNN, Uol e Ministério da Saúde.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Eduardo Fernandes

    1 ano atrás

    Descanse e paz. Grande ator, que deu vida e personalidae a varias personagens. Deixou um legado grandisoso no mundo das artes.

  • Marcela Martins aluno.marcelamartins@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Isso é muito triste saber que um ator morreu.Marcela-Magister 4 A

  • Ana Paula Sarris Schmidt Martins anapaula.sarris@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Muito triste saber que o Brasil perdeu mais um ícone da cultura brasileira. Pessoa de grande valor e muito competente. Dando vida com muita competência a qualquer personagem que representava. Que os belos exemplos se multipliquem. Profª Paula

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido