Em 22 de fevereiro, o Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Design de Oslo, na Noruega, divulgou a descoberta de uma frase escondida na famosa pintura O Grito, do artista Edvard Munch. Segundo os pesquisadores, no canto superior esquerdo da obra, é possível ler, a lápis: “Só podia ser pintada por um homem louco!”

A pintura O Grito foi exposta pela primeira vez em 1893, em Oslo. O artista se inspirou depois de uma caminhada com amigos, quando sentiu uma sensação de cansaço e de estar doente. No quadro, vê-se um homem com as mãos no rosto, gritando, enquanto o cenário se distorce ao redor. Na época, muitos especialistas criticaram Munch, dizendo que o trabalho parecia pertencer a um homem perturbado. Os pesquisadores acreditam que a frase secreta foi escrita depois de o pintor ter se incomodado com as críticas.

Por causa da ação do tempo, era difícil enxergar a mensagem a olho nu. Por isso, foi feita uma análise com scanner de infravermelho. A primeira hipótese era de que se tratava de vandalismo, mas a conclusão de que foi o pintor que a escreveu veio depois de uma comparação com a letra do diário dele.

#pracegover: foto do quadro <i>O Grito</i>, do artista Edvard Munch, com a figura de um homem em desespero, com as mãos no rosto, ao centro. Imagem: domínio público

Quem foi Edvard Munch?
Ele nasceu em Løten, na Noruega, em 1863. Além de O Grito, pintou outras obras conhecidas, como Melancolia, A Dança da Vida e A Criança Doente. Seu trabalho influenciou um movimento de artistas que hoje é conhecido como expressionismo alemão. Morreu em 1944, de pneumonia.

Fontes: Aventuras na História, Britannica, EdvardMunch.org, G1 e revista Galileu.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Samira Izar Medeiros

    3 anos atrás

    Legal!! Que pena que não dá pra ver por imagem online.=(

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido