Benxi, na China, indústrias poluem muito

Na 68ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde, em Bruxelas, na Bélgica, delegados de vários países aprovaram uma resolução para que países dobrem seus esforços para reduzir a poluição do ar. 

Na China, a população usa máscaras para filtrar o ar que respira

China e Índia são os países com os piores índices de poluição no mundo mas em todo o planeta, mais de 8 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da poluição do ar, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cerca de 3,7 milhões de mortes acontecem por causa da contaminação do ar, enquanto 4,3 milhões de mortes são da contaminação de ambientes poluídos e mal ventilados.

Os piores
Índia e China disputam o título de países com mais poluição atmosférica no mundo. A Índia sozinha tem 13 das 20 cidades mais poluídas do mundo. Cerca de 660 milhões de indianos mais expostos à poluição poderiam viver três anos a mais se o ar fosse menos poluído.

Nesses países, o diesel dos automóveis e o carvão queimado que é usado para gerar energia são as principais causas da contaminação do ar. 

Para minimizar os problemas, a OMS afirma que são necessárias medidas em todos os níveis de governo, do local ao nacional e acordos no âmbito internacional. Cortar a poluição provocada pelos ônibus e caminhões, investir em fontes de energia renováveis são algumas opções.

A OMS afirma que os governos devem tomar ações para salvar a vida de seus cidadãos, evitando custos hospitalares e mortes desnecessárias que, além de causar sofrimento, comprometem o futuro dos países e comunidades.

O próximo encontro mundial será a Conferência do Clima, em Paris, no fim do ano. Lá, novas conversas e decisões sobre soluções serão realizadas.

BRASIL
Um estudo da Universidade de São Paulo para o Instituto Saúde e Cidadania mostrou que a poluição irá matar cerca de 250 mil pessoas nos próximos 15 anos, sendo 25% delas somente em São Paulo.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
São Paulo e seu ar poluído Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Em São Paulo 90% da poluição do ar vem dos carros e veículos motorizados.

No Rio de Janeiro, os números também são ruins. Entre 2006 e 2012, houveram 31.194 mortes por causa da poluição. 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido