A operação durou cerca de três horas
No dia 5 de outubro, médicos brasileiros do Vera Cruz Hospital, localizado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, e da Fundação Medicina Fetal Latino-Americana (FMFLA) realizaram a primeira cirurgia em um feto com encefalocele sem abrir o útero da mãe.
A encefalocele é uma falha na formação do cérebro do bebê que acontece enquanto ele está crescendo na barriga da mãe e pode causar atraso no desenvolvimento da criança depois do nascimento. A condição é rara e, parra corrigi-la, é indicado que se faça uma cirurgia ainda no útero.
Apesar de cirurgias para correção desse problema já terem sido realizadas, essa foi a primeira vez que médicos fizeram o procedimento sem precisar abrir o útero, em uma operação chamada de fetoscopia, que ainda está se popularizando.
Renato Ximenes, coordenador das equipes de medicina fetal do Vera Cruz e de cirurgia fetal da FMFLA, afirmou em entrevista ao Joca que
a fetoscopia, ainda que delicada, traz vantagens principalmente para a mãe.
“O benefício da cirurgia é muito maior do que o risco. Já que você não abre o útero, evita que a paciente tenha problemas no órgão e ainda possa tentar ter parto normal”, explica o médico.
A cirurgia durou cerca de três horas. A paciente foi liberada para voltar para casa e está sendo acompanhada pelos médicos. Tanto a mãe como o bebê passam bem.
Glossário
Útero: órgão que abriga o feto na barriga da mãe e permite o desenvolvimento do bebê.
Parto normal: modo natural de nascimento do bebê, sem a necessidade de cirurgia.
Fontes: Galileu, Infoescola e Vera Cruz Hospital.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 232 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.