A surfista carioca Maya Gabeira, de 33 anos, quebrou o recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher: 22,4 metros de altura, o equivalente a um prédio de sete andares. O feito aconteceu em 11 de fevereiro, no campeonato da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) em Nazaré, Portugal, mas o recorde só foi anunciado oficialmente em 10 de setembro.

#pracegover: a imagem mostra o momento em que Maya estava surfando a onda gigantesca. Foto: reprodução Instagram

A brasileira comemorou a vitória no Instagram: “Que dia inesquecível. Bater o meu recorde, e ainda ter a maior onda do ano entre homens e mulheres!”. A marca anterior de maior onda surfada por uma mulher também era de Maya — 20,72 metros em janeiro de 2018, também em Nazaré. Ela ainda foi a responsável por uma mudança na forma de medir ondas da WSL no campeonato. Maya sugeriu que fosse usada uma nova técnica, elaborada pelos criadores do projeto da piscina de ondas artificiais do surfista profissional Kelly Slater e por cientistas do Instituto de Oceanografia de San Diego e da Universidade do Sul da Califórnia (ambos nos Estados Unidos).

Para descobrir o tamanho da onda, o método faz cálculos comparando a altura da onda com a da surfista, das pranchas e de outros pontos fixos. Além disso, a equipe estuda vídeos, fotos e condições do momento, como a maré e a luz solar.

Maya-Gabeira
#pracegover: Maya Gabeira veste calça preta e blusa com estampa de onça. Ela posa para a foto com a mão apoiada no queixo. Foto: Brian Ach/Getty Images for TAG Heuer

Fontes: Globo Esporte, Instagram Maya Gabeira, revista Claudia, UOL e WSL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido