A paquistanesa defensora da educação e vencedora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, de 19 anos foi nomeada, no dia 11 de abril,  mensageira da paz da ONU, um dia depois de tornar-se a pessoa mais jovem a receber a cidadania honorária do Canadá.

A cidadania é um título de honra que permite, inclusive, que a pessoa more no país.

“Você é um símbolo de, talvez, a coisa mais importante do mundo, a educação para todos”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres na cerimônia realizada nesta segunda-feira na sede da ONU em Nova York.

Os Mensageiros da Paz da ONU são selecionados nas áreas de arte, ciência, esportes, literatura ou outros campos da vida pública para divulgar os esforços da ONU para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.

Em seu discurso, Malala pediu que os governos defendam a educação das meninas em todo o mundo e elogiou o Canadá, que acolheu no ano passado 25 mil refugiados da Síria.

A menina ficou conhecida por defender seu direito de frequentar a escola e após ser ferida na cabeça por um atirador do Taliban, em um ônibus escolar em 2012.

Malala e sua família, se recuperando do tiro, no hospital

 


HOMENAGEM NOBRE

Dalai Lama e Nelson Mandela

Malala é sexta pessoa a receber cidadania honorária. Nelson Mandela e Dalai Lama são também receberam o prêmio.

Mandela é advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

O Dalai Lama, líder religioso e político exilado do Tibete, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à campanha não violenta para acabar com a dominação chinesa do Tibete em um dia como este, mas no ano de 1989.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    viva a Malala

  • Claudia Miranda

    6 anos atrás

    Jornalistas do Jornal do Joca, Eu estava fazendo uma pesquisa sobre a importância de ir à escola e encontrei a notícia sobre a Malala. Sou professora e tenho acompanhado o Joca há alguns meses. Quero cumprimentar o jornal pela qualidade das publicações. Os temas que tenho encontrado durante as minhas leituras são sempre muito interessantes, certamente ajudarão nossas crianças a ter exemplos de atitudes importantes que devem adquirir ao longo da vida. Cláudia

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Oi, Claudia, obrigada pelo relato. É muito importante para nós termos este retorno. Conte conosco na sua trajetória. Um grande abraço!

  • Michele de Paula

    6 anos atrás

    A Malala é uma garota muito corajosa. Ela é uma vitoriosa. Todas as crianças têm o direito de estar na escola e ela defende esse direito. Parabéns para ela! Michele, São Paulo, 8 anos.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    7 anos atrás

    ..."HONRA AO MÉRITO" A CADA UM DELES E AO MUNDO POR PRESENCIAR SEUS EXEMPLOS. PROFª TELMA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido