Por Joanna Cataldo

Pais e filhos norte-americanos acham que não estão convivendo tanto quanto deveriam, segundo uma pesquisa feita pela OnePoll e encomendada pela rede alimentícia Red Robin. O estudo, feito entre fim de junho e início de julho, entrevistou 2 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, além de seus pais. Ao ser concluído, mostrou que 73% dos jovens gostariam de passar mais tempo com os pais e que 70% dos adultos acreditam que deveriam conviver mais com os filhos.

Na opinião de Murilo F., de 9 anos, se a pesquisa fosse feita no Brasil, o resultado seria igual. “Muitas crianças passam bastante tempo na escola e muitos pais trabalham, então não conseguem passar tanto tempo com os filhos”, diz. “Eu acho que, depois da escola, as crianças deveriam virar para os pais e pedir: ‘Vamos passar mais tempo juntos?’.”

A psicopedagoga Fernanda Siqueira explica que a convivência entre pais e filhos é importante para o desenvolvimento dos jovens, pois faz com que eles se sintam mais seguros e os encoraja a conversar. “Se os pais não estiverem presentes, não vão criar intimidade com os filhos, o que dificulta as conversas que normalmente acontecem no dia a dia ou que devem acontecer em momentos de crise”, explica.

O que você mais gosta de fazer com seus pais ou responsáveis?

“Viajar, ir a parques aquáticos e conversar”, Mariana M., 10 anos

“Assistir a séries, fazer as lições de casa e brincar no parque ou na piscina”, Ana Beatriz C., 8 anos

E você, que atividades mais gosta de fazer com os pais ou responsáveis? Participe da enquete no site do Joca: jornaljoca.com.br

Fontes: Red Rob in e OnePoll.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido