Ação envolve estudantes de escolas públicas municipais e estaduais
No dia 17 de julho, cerca de 5 milhões de sementes foram lançadas por via aérea no Vale do Taquari, região central do Rio Grande do Sul (RS) que sofreu com fortes deslizamentos de terra durante as inundações ocorridas em maio deste ano.
A revegetação da área, que teve o solo bastante afetado com os deslizamentos, foi uma iniciativa do governo do estado, do Exército Brasileiro, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que receberam apoio da Divisão de Flora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A ação ainda teve uma participação especial: dos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas locais.
Eles fizeram atividades de formação sobre a flora local e a importância da educação ambiental e produziram os diferentes kits de sementes que foram lançados no Vale do Taquari. Além disso, os alunos do ensino médio atuaram no plantio de cerca de 340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. “Os estudantes são protagonistas desse projeto”, afirmou Mariela Inês Secchi, coordenadora da Assessoria de Educação Para Sustentabilidade, da Sema.
De acordo com ela, cerca de 150 estudantes fizeram parte da oficina para a confecção dos kits de sementes, uma coletânea de 28 espécies que já existiam na região. “Depois dos deslizamentos que aconteceram, que foram muito próximos de nós, inclusive um deles nas terras dos meus avós, percebemos a necessidade de reflorestar essas regiões, para que isso não volte a acontecer no futuro”, diz Eduarda Luísa N., 14 anos. “Trabalhar em equipe pelo nosso meio ambiente”, afirma Maria Eduarda J., de 13 anos.
Além das espécies nativas, foram escolhidas sementes de forrageiras, que atuam como uma preparação inicial da terra. Os alunos ensacaram as misturas em papel de germinação, que facilita a fecundação do solo. Como a região ainda está com difícil acesso, o lançamento das sementes teve de ser feito por helicópteros do exército e da PRF.
“Principalmente neste momento, com o evento climático que acometeu o Rio Grande do Sul, e outros em outros estados, como as queimadas no Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas precisam ser abordadas. Tivemos um retorno muito positivo nessa ação nas escolas”, conclui Mariela.
REVEGETAÇÃO: processo de reposição da vegetação de uma área que foi degradada.
FONTES: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CNN E SEMA.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 227 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.