A nova série O Dia em Que a Minha Vida Mudou, que estreou no dia 6 de maio, no canal de TV por assinatura Gloob (de conteúdo infantil) e na plataforma Globoplay, da Rede Globo, aborda a transição da infância para a adolescência por meio da personagem principal, Mia (Alice Leite). A garota de 11 anos enfrenta dilemas com amigos, a rotina na escola e sua relação com os pais. A produção é inspirada no livro de mesmo nome da autora Keka Reis.

Em entrevista ao Joca, Keka contou um pouco mais sobre o processo criativo que originou o livro, agora adaptado para a atração televisiva. “Quando eu escrevi, minha filha Alice tinha acabado de entrar no 6° ano, naquela idade de 10 para 11 anos. E eu percebi que essa é uma etapa que traz muitas questões, é a despedida da infância”, diz ela. “O livro traz questões tanto para os jovens como para os pais, que podem ficar confusos com essas mudanças.”

A ideia que inspirou a obra continua presente na série: um bilhete que Mia recebe do melhor amigo, Bereba (interpretado por Tefo Mion), convidando-a para se sentar ao lado dele no transporte escolar. Segundo Keka, esse foi o pontapé para a criação de toda a trama. Como também é roteirista, Keka iniciou o processo de levar o livro para as telas ainda em 2018, um ano depois do lançamento da publicação.

Adaptação para as telas 

No entanto, como em toda adaptação, surgem distinções no desenvolvimento do enredo quando há a transposição para o meio audiovisual. “Tem muitas diferenças entre a série e o livro, especialmente na primeira temporada. O livro, como é em primeira pessoa, passa-se totalmente na cabeça da Mia. Para levar isso para o programa, tentamos usar bastante flashback (recurso que simula uma memória) e entramos com a câmera como se fosse na cabeça da Mia”, conta Keka. “Além disso, utilizamos linguagens mais modernas de redes sociais, como TikTok, para conversar com a geração atual. Tem muita coisa na série que não acontece no livro. São histórias novas. Foi um desafio bem legal”, afirma a autora.

Com criação e roteiro de Keka, a atração é dirigida por Thaís Medeiros e Pedro Jorge, com exibição de segunda a sexta, às 18h45, no Gloob.

#pracegover: quatro pessoas do elenco da série estão paradas lado a lado, rindo, diante de um painel com o nome da atração. Crédito de imagem: DIVULGAÇÃO

FONTES: GSHOW, TRIP, ÁREA VIP E EXTRA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 224 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido