O líder norte-coreano Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un esteve na China com a sua mulher Ri Sol-Yu e seus assessores no início dessa semana. A visita secreta foi confirmada pela Coreia do Norte. Essa teria sido a sua primeira saída do país desde dezembro de 2011, quando assumiu o poder.

De acordo com os chineses, durante a reunião com o presidente Xi Jiping, Kim se comprometeu com a desnuclearização, além de se encontrar com autoridades dos Estados Unidos.

O presidente da China, Xi-jinping.

Em março, Kim surpreendeu o mundo ao convidar Donald Trump para um encontro. O presidente dos Estados Unidos respondeu rapidamente, aceitando ao convite. Representantes da Coreia do Sul e da China estão ajudando os líderes a se encontrarem.

Kim chamou a atenção
Os rumores sobre a visita de Kim a Pequim começaram na noite do dia 26 de março, quando o trem blindado do regime norte-coreano foi visto na estação da capital chinesa.

Segundo a agência estatal norte-coreana de notícias KCNA, Kim chegou à China no domingo (25 de março).

No encontro, Kim convidou Xi para visitar a Coreia do Norte quando julgar conveniente e “o convite foi aceito de bom grado”, segundo a KCNA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A Casa Branca e o governo dos sul-coreanos afirmaram que foram avisados pelos chineses sobre a visita.

Em sua conta no Twitter, o presidente Donald Trump comentou que o presidente da China considerou a reunião com o líder norte-coreano como “muito boa”, mas acrescentou: “Entretanto, e infelizmente, sanções máximas e pressão devem ser mantidas a todo custo!”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido