O dia 31 promete três fenômenos lunares que encerrarão o mês de janeiro com chave de ouro. Pela primeira vez em 150 anos ocorrerão, simultaneamente, a Lua Azul, a Superlua e a Lua de Sangue. E o que significa cada um desses fenômenos?

As fases da Lua

A Lua Azul não é um evento astronômico e a Lua não fica azul. Tem a ver com a nossa forma de registrar o tempo. No calendário lunar, um mês (ou ciclo lunar) dura 29,5 dias e tem quatro fases da lua – nova, crescente, cheia e minguante. Já o calendário gregoriano, que estamos acostumados a usar, tem de 30 a 31 dias.

Por conta dessa diferença, de tempos em tempos temos duas luas cheias no mesmo mês. E essa segunda lua cheia é chamada Lua Azul. A última vez que isso aconteceu foi no dia 2 de julho de 2015.

A explicação para a Superlua é mais interessante. Esse fenômeno é caracterizado pelo tamanho da Lua, que fica maior e mais brilhante. A Superlua já aconteceu este ano, no dia 1º de janeiro.

Super Lua

Para que a Lua fique maior e mais brilhante, ela precisa estar na fase cheia e mais próxima que o normal da Terra, momento chamado de perigeu. Quando a distância da Lua em relação à Terra é mais longa, chamamos de apogeu.

Já a Lua de Sangue é nome dado ao eclipse lunar total, quando a posição da Lua e da Terra se alinham de forma que o planeta fique exatamente entre a Lua e o Sol. Quando esse fenômeno ocorre, a Lua perde a aparência branca e brilhante, e ganha um tom avermelhado.

Lua de sangue

Infelizmente, no Brasil o eclipse não será visível, já que terá início às 13h48 (horário de Brasília) e seu ápice às 15h30.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • r.fabre

    6 anos atrás

    essa reportagem é muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pena que eu moro em São Paulo não deu para ver muito bem.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...que plena!!! A Lua de Sangue acaba de acontecer e não pudemos ver. Seria um belo espetáculo lunar. Prof Telma

  • Joca

    6 anos atrás

    Sim! É um fenômeno que rende lindas fotos.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido