Arte: Ana Beatriz Pádua

Estudantes da Escola Crescer PHD, em Vitória (Espírito Santo), inspiraram-se na iniciativa “E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas eleições 2020” para avaliar o que queriam mudar em sua cidade. Então, decidiram enviar as sugestões de melhorias por cartas para o prefeito eleito em 2020. A iniciativa do Joca, lançada em março, tinha como objetivo convidar escolas da capital paulista para debater com seus alunos o futuro do município. Os materiais desenvolvidos pelo jornal, todos gratuitos, no entanto, estavam disponíveis para colégios de outras cidades brasileiras também usarem, assim como fez a Escola Crescer PHD.

A ideia de levar o projeto aos estudantes veio da professora de português Thais Radke, que dá aulas para o 4º e o 5º ano do colégio. “A gente estava em período de eleições municipais, então as campanhas [eleitorais] estavam fortes e os carros de som viviam passando nas ruas. Vi a iniciativa do Joca voltada para São Paulo e pensei ‘por que não trazer para Vitória?’”, conta.

Thais aproveitou para unir o projeto aos conteúdos que estavam sendo ensinados aos alunos. Para os estudantes do 4° ano, que aprendiam sobre cartas abertas, a proposta foi escrever uma carta desse tipo pedindo melhorias ao prefeito eleito. Enquanto isso, no 5° ano a ideia foi escrever artigos de opinião sobre as eleições.

Para pensar nos pedidos que os alunos tinham para o governante, a professora sugeriu que eles andassem pelas ruas com seus responsáveis para observar a cidade. Mas Maria H., 10 anos, por exemplo, já tinha várias ideias de melhorias. “Todo fim de semana eu e minha família saímos, e eu reparo em coisas que precisam mudar, como estradas que têm muitos buracos e a falta de lixeiras nas ruas”, relata.

Com isso, Maria viu no projeto uma oportunidade de sugerir ao prefeito ideias sobre o que achava necessário para a cidade. “As coisas que eu falei na carta já me incomodavam, porque, sempre que eu ia andar de bicicleta, via que tinha muitos buracos. Além disso, acho importante que tenha lixeiras na rua para as pessoas não jogarem lixo no chão”, explica.

Carta-Maria-Vitoria-E-ai-Prefeitura
Carta escrita pela estudante Maria H., 10 anos. Imagem: Escola Crescer PHD

Outros alunos decidiram seguir a sugestão da professora e saíram às ruas. Foi o caso de Ricardo S., 10 anos: “A gente [Ricardo e família] passeou de carro pela cidade e viu algumas coisas que poderiam melhorar, como os moradores em situação de rua, que deviam ter onde morar, as pichações e a segurança, que alguns bairros não têm”.

Carta-Ricardo-e-ai-prefeitura-Vitoria
Carta escrita pelo aluno Ricardo S., 10 anos. Foto: Escola Crescer PHD

Júlia C., 10 anos, por outro lado, tinha algumas ideias do que queria mudar na cidade, mas decidiu entender melhor qual é a função do prefeito para compreender o que ele pode fazer pelo município. “Eu procurei saber melhor o que o prefeito faz e pesquisei em sala de aula, acho que foi pelo site do governo. Eu também li as matérias do site do Joca para isso”, diz.

Artigo de opinião escrito pela aluna Júlia C., 10 anos. Foto: Escola Crescer PHD

Já Ayrton F., 11 anos, decidiu estudar as propostas dos candidatos que estavam concorrendo ao segundo turno (na época em que a atividade foi feita ainda não se sabia quem seria eleito) e sugerir melhorias direcionadas a elas. “O prefeito eleito, por exemplo, tinha falado que ia construir muitas praças, parques, hospitais e escolas em diferentes pontos da nossa cidade. Mas alguns dos prefeitos, depois que são eleitos, não fazem tudo isso. Então eu pedi que ele fizesse isso pela cidade”, diz.

Artigo de opinião escrito pelo aluno Ayrton F., 11 anos. Foto: Escola Crescer PHD

O exercício da cidadania pelos jovens
O objetivo principal do projeto, de acordo com a pedagoga da escola, Alba Valéria de Freitas, era fazer com que os estudantes pensassem na sociedade em que vivem. “A ideia era incentivar nossos alunos a perceber que eles são cidadãos que, embora não votantes, podem colaborar para a construção de uma cidade melhor por meio da elaboração de cartas ao futuro prefeito da cidade”, explica.

O jovem Ricardo conta que foi exatamente isso o que percebeu após participar do projeto. “Eu me senti bem, porque percebi que posso ajudar a minha cidade. É muito bom pensar que eu fiz uma carta para o prefeito mandando sugestões de como a cidade pode melhorar e ele leu. Sinto que estou ajudando.” Ayrton concorda: “Apesar de só poder votar com 16 anos, minha turma, que tem alunos de 10 ou 11 anos, conseguiu propor coisas para o prefeito fazer sem votar”.

Reação do prefeito eleito
Em Vitória, as eleições municipais de 2020 foram para o segundo turno, em que o então candidato Delegado Pazolini (Republicanos) venceu João Coser (PT), por 58,50% a 41,50%.

A equipe da Escola Crescer PHD entrou em contato com o prefeito eleito para entregar o material desenvolvido pelos alunos. “Ele viu as cartinhas e gravou um vídeo dizendo que tinha recebido e gostado muito”, disse a professora Thais. Segundo ela, existe a expectativa de que Pazolini visite o colégio quando for possível, em virtude das restrições da pandemia de covid-19. “As cartas foram entregues para o prefeito e ele já manifestou o desejo de um encontro com toda a turma no retorno das aulas, logo no início do ano letivo de 2021”, complementa Alba Valéria.

À equipe do jornal Joca, o prefeito eleito, Delegado Pazolini, enviou a seguinte declaração: “Foi uma honra e uma satisfação receber as cartas do projeto ‘E aí, prefeitura?’, dos alunos do 4º ano da Escola Crescer PhD. É extremamente importante que nossa juventude entenda o processo de cidadania, para que se tornem adultos cada vez mais atuantes e conscientes. Achei a iniciativa incrível, poder saber o que eles pensam a respeito da nossa capital e o que desejam melhorar. Estou à disposição, e meu desejo é entregar para nossas crianças uma cidade muito melhor daqui a quatro anos!”.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (30)

  • Ana Beatriz Marcácio Gonçalves

    2 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia. Achei uma ótima ideia dos alunos da escola Crescer. Gostaria de escrever também.

  • Karin

    2 anos atrás

    Vamos pensar em escrever a cartinha para o Dr. Eduardo!

  • Analice Nogueira de Moura

    2 anos atrás

    Gostei muito do projeto da professora Thaís e das crianças da escola Crescer PHD. Elas podem incentivar outras pessoas a mandarem cartas aos seus prefeitos para consertarem as suas cidades.

  • Ana Lívia Tolare

    2 anos atrás

    Eu achei a notícia legal! Foi uma boa iniciativa para conscientizar as crianças e elas puderam aprender a escrever cartas abertas.

  • Herick Carlos Sanga

    2 anos atrás

    Essa notícia me incentivou a fazer o mesmo que os alunos da escola Crescer PHD fizeram. Acredito que a participação das crianças na política pode contribuir para melhorar o mundo!

  • Tainá Arena Siqueira

    2 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia e das cartas que os alunos da escola Crescer escreveram para o prefeito. Eu também vou escrever uma carta para o prefeito da minha cidade.

  • Lorena Rafaelly da Silva Santos

    2 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia das crianças escreverem cartas ao prefeito, queria fazer o mesmo.

  • Bernardo Antônio Nascimento da Silva

    2 anos atrás

    Eu gostei de ler essa notícia e quero parabenizar a escola Crescer.

  • Marcela Vitória Nogueira

    2 anos atrás

    Eu achei uma boa iniciativa porque incentiva as pessoas a fazer igual. Se todos fizessem a mesma coisa, as cidades ficariam bem melhores!

  • Hiago Henrique Lima Paes

    2 anos atrás

    Eu achei muito legal porque a escola teve uma ótima ideia, eu queria fazer o mesmo!

  • Isadora Idrigotti Ribeiro

    2 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia e concordei com as cartas das crianças, achei incrível a iniciativa da escola Crescer PHD. Eu gostaria de escrever uma carta também.

  • João Gabriel Pereira Rios

    2 anos atrás

    Eu achei uma ótima iniciativa dos alunos de Vitória. Fiquei super incentivado a fazer a mesma coisa, escrever uma carta ao prefeito da minha cidade!

  • Karin E. B Gröner

    2 anos atrás

    Gostei muito da notícia! Achei incrível a iniciativa da escola Crescer PHD e gostaria de parabenizar a professora Thais Radke, pelo trabalho com produção de cartas e textos de argumentação. Além de trabalhar com esses gêneros textuais cumprindo o propósito comunicativo deles, ensinou que crianças também podem ser agentes de mudança na sociedade!

  • Victor Emerson Messias de Queiroz

    2 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia porque o prefeito deve mesmo fazer as melhorias na cidade de Vitória e, as cartas vão ajudá-lo a decidir por onde começar!

  • Kennedy Willian Barbosa Santos

    2 anos atrás

    Gostei da ideia das crianças escreverem cartas para o prefeito com o objetivo de melhorar a cidade, assim corre menos risco das pessoas com deficiência se machucarem ou sofrerem acidentes por falta de acessibilidade.

  • Giuseppe Foschiani Calarezi Bineli

    2 anos atrás

    Gostei da ideia de informar o prefeito com cartas escritas por crianças, sobre melhorias na cidade. Eu apoio muito essa ideia!

  • Beatriz da Cruz Lima

    2 anos atrás

    Gostei pois achei o projeto da professora muito criativo e têm cidades que precisam muito de melhorias.

  • Santiago Guirao Sanches

    2 anos atrás

    Gostei da publicação. Eu apoio a ideia de sugerir melhorias para a cidade porque traz benefícios para toda a população!

  • Bianca Santana dos Santos

    2 anos atrás

    Muito bom! Gostei da notícia pois um dia teremos que votar. Para ser prefeito de uma cidade, é importante ser honesto, não fazer só propaganda e acho que o prefeito de Vitória deve realizar as reinvindicações dos alunos. Essa notícia mostra como é interessante um projeto assim, que não se vê todo dia!

  • Melissa de Abreu Castro

    2 anos atrás

    Achei muito legal a iniciativa do projeto da professora Thais Radke. Adoraria participar de um projeto como este! Amei as cartas e acredito que elas ajudarão muito a cidade. Espero que o prefeito ajude de alguma forma.

  • Luize Rodrigues Eufrades

    2 anos atrás

    Eu gostei da notícia porque acho que todas as cidades merecem ter melhorias! Achei legal as crianças terem mandado cartas ao prefeito sugerindo melhorias.

  • Yasmin Chechi Oba

    2 anos atrás

    Gostei, achei bem interessante, útil e legal! Concordo que as crianças devam participar da política sugerindo melhorias para a cidade.

  • Pamela Belter Barbosa

    2 anos atrás

    Eu achei super legal a iniciativa dos alunos escreverem cartas ao prefeito para melhorar a cidade e acho que é provável que o prefeito siga as reinvindicações deles.

  • Ana Helena de Oliveira Gimenes

    2 anos atrás

    Muito legal! Adorei a ideia dos alunos de mandarem cartas para o prefeito.

  • Anita Garibaldi Martins

    2 anos atrás

    Achei a iniciativa muito legal! Temos que ver o que é melhor para nossa cidade e acredito que esse projeto ajudou muito.

  • Ryan Vitor

    2 anos atrás

    Eu achei tudo muito legal! Eu apoio a ideia de escrever cartas para o prefeito.

  • Reginaldo de Paula Messias Neto

    2 anos atrás

    Gostei da publicação porque, nós, crianças, podemos ter uma ideia para fazer no futuro.

  • Náthaly Evelyn Massa Wilson

    2 anos atrás

    Gostei muito da ideia, pois achei necessária as escritas das cartas para a melhoria da cidade.

  • sophiaalvessugimoto

    2 anos atrás

    Muito legal! ???

  • Heloísa Ös

    2 anos atrás

    Bom Dia, Maria Helena. Que legal! Melhoras

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido