Covid-India-Getty
Mercado em Nova Delhi, na Índia, em março de 2021. Foto: Yawar Nazir/Getty Images

A Índia registrou, no dia 5 de abril, um recorde de novos casos de covid-19 em 24 horas: 103.558. Até então, só os Estados Unidos tinham atingido a marca de 100 mil novos infectados em um único dia. O país asiático vive uma segunda onda de covid-19 e mais um recorde foi registrado no dia 7 de abril, com 115.736 novos infectados. Os casos cresceram cerca de 12 vezes desde o registro do menor número de infecções (9 mil), em fevereiro.

Desde então, as restrições do governo diminuíram e as pessoas deixaram de usar máscara e seguir o distanciamento social, o que contribuiu para a subida de casos. A circulação de novas variantes do vírus e os desafios da vacinação no segundo país mais populoso do mundo são outros motivos para o recente aumento de infecções.

A seguir, confira mais notícias recentes sobre a covid-19 pelo mundo.

França vive terceiro lockdown 
Desde 4 de abril, foi decretado um novo lockdown em todo o território da França. Fica restrita por um mês a circulação de pessoas nas ruas e as escolas estão fechadas. O número de internados com covid-19 no país chegou a 30 mil no dia 6 de abril. É o mais alto desde novembro, quando a França teve o pico da segunda onda da pandemia.

Portugal registra a menor taxa de covid-19 da Europa
O país da União Europeia com a menor taxa de novos casos de covid-19 é Portugal, segundo dados de 25 de março do Centro Europeu de Controle de Doenças. A nação registrou uma média de 71 infecções por 100 mil habitantes, enquanto a média europeia está em 323 casos. 

No início do ano, Portugal ocupava a pior posição na Europa, com 1.190 infecções pelo novo coronavírus. O lockdown de quase dois meses é apontado como o principal motivo para a grande diminuição de casos. A partir de 5 de abril, o país entrou numa nova fase de desconfinamento, com o retorno de estudantes de 10 a 15 anos às salas de aulas. As crianças de até 9 anos já haviam voltado à escola no dia 15 de março.

Reino Unido tem o maior índice de vacinação da Europa
A nação teve dez mortes de pessoas com covid-19 no dia 3 abril. É o menor número desde setembro de 2020. A taxa surge no momento que o Reino Unido é o país que vacina mais rapidamente em toda a Europa. Mais de 31 milhões de pessoas receberam o imunizante por lá, o que corresponde a 54,3 doses para cada 100 habitantes. A taxa europeia é de 17 doses.

Além disso, o governo britânico anunciou que todos os moradores do país poderão fazer teste de covid-19 duas vezes por semana. O objetivo é descobrir os casos sem sintomas de forma rápida, interrompendo a transmissão para outras pessoas.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, El País, G1, Publico, R7 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Mirna Anjos

    2 anos atrás

    Espero que o Brasil não passe por uma terceira onda!

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    2 anos atrás

    coitados da população da frança pois esta em terceiro lockdown

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    2 anos atrás

    nossa coitados das pessoas que moram na Índia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido