A índia e o Paquistão passam por uma forte onda de calor desde abril, com os termômetros marcando em torno de 50 graus Celsius (ºC). Segundo o governo paquistanês, a temperatura de 47o C é a maior registrada no país em 61 anos. Abril foi o mês mais quente no nordeste indiano em 122 anos, segundo o departamento de meteorologia da nação.

As altas temperaturas atingem o norte e o centro da Índia, incluindo a capital, Nova Délhi, enquanto no Paquistão a onda de calor se concentra no sudeste. A estimativa é de que um bilhão de pessoas estejam sendo afetadas nos dois países, que estão entre os mais populosos do mundo.

Impactos e causas
Entre as consequências das altas temperaturas estão: incêndios; escassez de água, o que prejudica a agricultura; aumento do consumo de energia elétrica, resultando em cortes de eletricidade; e o derretimento do gelo que fica nas cordilheiras, levando ao risco de inundações. Os habitantes também se queixam de sintomas como fraqueza e vômito.

As autoridades têm pedido que as pessoas fiquem em casa e bebam bastante água. Na Índia, escolas foram fechadas no estado de Odisha; já em Bengala Ocidental, as férias escolares foram adiantadas.

A falta de chuva, provocada por condições mais frias do que o normal no Oceano Pacífico, está entre as causas do calor, assim como o desmatamento e a urbanização — enquanto as árvores refrescam o clima, as construções concentram o calor.

Segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, outro fator são as mudanças climáticas. “As ondas de calor são mais frequentes e intensas e começam mais cedo do que no passado”, disse. A expectativa é de que as temperaturas caiam em maio, com a chegada das monções e suas fortes chuvas.

CORRESPONDENTE INTERNACIONAL
“Está tão quente na Índia que as plantas estão morrendo e a água dos tanques que usamos chega a ferver! Eu suo muito no caminho até a escola. Para nos proteger, eu e minha família usamos roupas de cores claras e feitas de algodão, além de passar protetor solar e beber muita água — mais de oito copos por dia. Fico muito triste pelos reinos animal e vegetal, que estão sofrendo muito, então dou água para os animais.” Achintya K., 11 anos, da cidade de Rishikesh, na Índia

Achintya-India
#pracegover: Achintya usa camiseta branca com estampa em azul e amarelo. Foto: arquivo pessoal

Fontes: CNN Brasil, G1 e Nexo.

Texto originalmente publicado na edição 187 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • alunosjunqueiropolis15

    1 ano atrás

    Eu achei muito interessante e muito triste que a INDIA enfrenta uma forte onda de calor de 50 graus CELSIUS desde abril .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido