As altas temperaturas estão atrapalhando os serviços dos bombeiros. Foto: Reprodução/Twitter @NSW (Serviço de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul).
As altas temperaturas naturais estão atrapalhando os serviços dos bombeiros. Foto: Reprodução/Twitter @NSW (Serviço de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul).

O governo da Austrália mandou que aproximadamente 8 mil pessoas saíssem da cidade de Gracemere. O município é ameaçado por mais de 130 incêndios que estão acontecendo no estado de Queensland, no nordeste do país, desde o dia 24 de novembro. Muitos habitantes procuram refúgio em Rockhampton, a cidade vizinha.

Capricornia, Central Highlands e Coalfields são outros distritos de Queensland considerados áreas de extremo risco. Diversas propriedades e escolas foram destruídas pelo fogo desde o início dos incêndios e algumas foram fechadas pelas autoridades.

Bombeiros de todo o país estão na região para ajudar. A grande preocupação atual é o incêndio no parque nacional de Deepwater, também no estado de Queensland, que já queimou cerca de 20 mil hectares de terras. Isso equivale a 20 quarteirões.

As autoridades afirmam que o calor na região está dificultando o trabalho dos bombeiros. São esperadas temperaturas acima dos 40 graus, junto com ventos fortes, e existe a possibilidade de uma tempestade de areia pelo estado acontecer nos próximos dias.

Diversas propriedades foram fechadas por causa dos incêndios. Foto: Reprodução/Twitter @NSW (Serviço de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul).

O calor no estado já bateu 12 recordes este mês. Essas condições não são comuns em Queensland nessa época do ano, já que esse é um período de chuvas. A causa dessa mudança repentina é desconhecida.

Os incêndios florestais também prejudicaram partes do estado vizinho, Nova Gales do Sul, na semana passada, mas sem grandes desastres.

Os últimos incêndios mais graves ocorridos na Austrália ocorreram em fevereiro de 2009, no estado de Victoria, e deixaram 173 mortos. Naquele ano, a secura do clima e da vegetação – que ajuda a espalhar o fogo – pioraram o problema. 


Enchentes em Sydney
Enquanto uma parte do país sofre com as altas temperaturas, outra enfrenta grande quantidade de chuvas. Algumas partes do subúrbio da cidade de Sydney, também na Austrália, amanheceram inundadas no dia 28 de novembro.

Em alguns bairros, houve queda de energia. A tempestade também foi responsável pelo fechamento de duas pistas do aeroporto da cidade e pelo cancelamento e atraso de vários voos.

Fontes: BBC 1, BBC 2, Sputnik News, Australian Government, Agência Brasil e Folha de S. Paulo 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • dms3@joca.com.br

    5 anos atrás

    hi

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Eu achei que este incêndio foi muito rui e eu acho muito esquisito por que estava calor e eu acho empocivel Vitoria e Lavinia

  • Giovana Giorni Amaral

    5 anos atrás

    NOSSA!Que pena ... coitados dos moradores de Gracemere é tão triste ouvir uma notícia dessas ... Espero que ninguém tenha se machucado, mas , imagina ter de deixar sua casa, sua cidade, sua escola tudo por um incêndio? Nossa que triste, que triste...

  • ISABELLA Antunes

    5 anos atrás

    Credo!!!!! Eu adoro a Austrália, que pena que tenha acontecido todo isso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido