Forest Fire - Burning Tree Aerial

Um grave incêndio florestal começou na cidade turística grega de Mati, nessa segunda-feira, dia 23 de julho. Considerado o pior desde 2007, o fogo foi causado pelo tempo seco e as altas temperaturas da região, e destruiu a cidade onde se iniciou.

Já foram registradas 74 mortes e 187 feridos, e o número de pessoas desaparecidas ainda é incerto. O primeiro-ministro da Grécia Aléxis Tsípras decretou três dias de luto nacional e declarou estado de emergência na região Ática, a qual engloba Atenas, embora o incêndio não tenha atingido a capital.

Apesar de ter sido contido com sucesso, o incêndio continua ativo na cidade de Kineta, também na região Ática, que fica a oeste de Atenas. A cidade de Rafina, a leste da capital, também foi atingida.

Ainda assim, os salva-vidas da cidade costeira, com a ajuda de turistas e locais, conseguiram resgatar mais de 700 pessoas que estavam nas praias, em barcos e no mar.

A tentativa de conter as chamas vem não só da Grécia, mas também de outros países como Espanha, Itália, Alemanha, Polônia e França, que enviaram aviões de combate a incêndio, bombeiros e veículos para ajudar a controlar o fogo.

O governo conta com a ajuda de voluntários para distribuir água, comida e roupas para as pessoas afetadas pelo fogo, e muitos dos desabrigados foram colocados em hotéis.

Entenda os incêndios florestais

Os incêndios florestais são muito comuns na Grécia. Esse caso, em específico, foi extremo por um conjunto de fatores: clima seco e quente, fortes ventos e algo que originou as chamas.

O clima grego já é seco e o inverno de 2018, que não teve muitas chuvas, se juntou à onda de calor que vem passando pela Europa. Isso dificultou o controle rápido do fogo. Além disso, ventos de mais de 100 km por hora ajudaram as chamas a se espalharem.

Uma situação parecida aconteceu em Portugal, em 2017, quando um raio causou um incêndio que se propagou rapidamente pela vegetação seca do país e atingiu 30 mil hectares.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • St. Francis College

    4 anos atrás

    Vai time Joca

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    Boboa noite Jornal Joca. Parabéns uma reportagem melhor do que a outra. Linguagem simples e os principais acontecimentos no mundo. Tudo que precisamos para trabalhar em sala . Parabéns a toda equipe .vcs são fantásticos ❣️? forte abraço . professora Angélica EMEF Laerte ❣️

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Obrigada, professora Angélica! Continue acompanhando o Joca e compartilhando suas experiências com o nosso conteúdo em sala de aula. Abraço!

  • Luana Beatriz de Medeiros

    5 anos atrás

    meu deus muitas cidades foi atingida. E que ideia boa em colocar pessoas desabrigada em hotel. mais uma pergunta eles pagavam ? beijos. luana Beatriz de Medeiros . 9 anos de idade.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Alguns hotéis serviram de abrigo para as pessoas afetadas pelo incêndio, e elas não precisaram pagar!

  • Homero Duarte

    5 anos atrás

    Os meus avós são da Grécia. Que triste esse incêndio, as pessoas fizeram bem em colocar as pessoas em um hotel

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido