A partir do projeto interdisciplinar “E Eu Com Isso?”, os alunos do 6º ano da Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) Guilherme Farias, João Paulo Vicente e Ricardo Nascimento propuseram a abordagem de um tema muito importante para o trabalho em grupo: a questão da homofobia.

Assim como outros preconceitos, a homofobia é uma manifestação de ódio, neste caso contra a comunidade LGBTQI+, e pode acontecer em vários níveis e de diversas maneiras, desde um olhar de reprovação, um xingamento, a exclusão de alguém até uma agressão física ou mesmo um homicídio. As atitudes homofóbicas acontecem também em diferentes espaços: em casa, no trabalho, na escola e na rua.

Por isso, com o intuito de estimular discussões e reflexões em torno desse assunto tão sério, o grupo entrevistou pessoas da comunidade escolar e externa. Além disso, os alunos apresentaram propostas de ações para sensibilizar e tentar alcançar outras pessoas como subindo a hashtag #diganaoahomofobia nas redes sociais — em menos de um dia, eles já conseguiram muitos compartilhamentos.

Mas o que você tem a ver com isso? Com a intenção de responder a essa pergunta, o grupo deixa esta mensagem: todos nós podemos e devemos combater a homofobia; todos nós temos o direito de ser e expressar o que somos, independentemente da orientação sexual e identidade de gênero. Os alunos ainda expressam, com suas palavras, o que é homofobia:

“A homofobia é uma ação terrível que algumas pessoas reproduzem, elas machucam verbal e fisicamente uma pessoa só por ela ser LGBT”, explica Guilherme Farias.

Guilherme-Farias-Lindenbojm
Guilherme Farias. Foto: arquivo pessoal

“A homofobia, na minha opinião, é 100% errado, as pessoas são agredidas e ofendidas só por ter atrações diferentes e, para a maioria das pessoas, fora do normal”, complementa Joao Paulo Vicente.

“A homofobia é uma coisa horrível que as pessoas fazem só por um homem gostar de um homem ou uma mulher gostar de mulher; a pessoa pode ser o que ela quiser, desde que se sinta à vontade. Muitas pessoas têm medo de se expressar, e não podemos continuar promovendo esse tipo de julgamento”, conclui Ricardo Nascimento.

Ricardo-Maragni-Nascimento
Ricardo Nascimento. Foto: arquivo pessoal

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Joana

    3 anos atrás

    Eu acho que vocês do Joca deveriam falar mais sobre alguns assuntos como homofobia, preconceito de classe, racismo contra indígenas, e homofobia ou a comunidade LGBTQIA+! Vocês deveriam falar sobre o machismo estrutural, sobre sexismo, assédio, Pq por mais jovens que nós sejamos precisamos aprender sobre coisas para sermos uma geração melhor, tem coisas que conversamos sobre coisas importantes assim pq é o que acontece na nossa sociedade desde cedo! Eu tenho 11 anos e já fui assediada na rua, tem assuntos que temos medo de falar com nossos pais e acabamos não sabendo de assuntos importantes, outro dia na aula nós caimos em um assunto sobre a comunidade LGBTQIA+ e muita gente não sabia o que era!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido