Presidente Emmanuel Macron durante visita ao Brasil em março de 2024. Crédito de imagem: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil/reprodução

Macron visita Milei em busca de apoio à agenda do G20

Em 17 de novembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, visitou Buenos Aires para se reunir com o presidente argentino, Javier Milei. O objetivo do encontro foi buscar convencer o líder da Argentina a apoiar a agenda do G20, que será discutida na cúpula do grupo no Rio de Janeiro. O país tem demonstrado resistência a várias pautas do evento, como igualdade de gênero, combate à fome e à pobreza e mudanças climáticas. Recentemente, a Argentina chegou a retirar sua delegação da COP 29, realizada este mês no Azerbaijão, que discutiu questões climáticas.

Fontes: G1 e Exame.

Imposto sobre cães na Alemanha bate recorde de arrecadação e chama a atenção da França

Na Alemanha, tutores de cães precisam pagar um imposto anual. Em Berlim, a taxa é de 120 euros (cerca de 740 reais) para um cão e 180 euros (1,1 mil reais) para dois. Raças consideradas perigosas, como bull terrier, mastim napolitano e fila brasileiro, têm valores ainda maiores. Em 2023, o país arrecadou 421 milhões de euros (2,6 bilhões de reais), valor recorde, que marcou um aumento de mais de 40% em uma década. A prefeitura de Berlim afirma que a tributação ajuda a manter um controle abrangente da população canina.

Fonte: Folha de S.Paulo.

Brasil sedia pela primeira vez a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro

Nos dias 18 e 19 de novembro, o Brasil sedia, pela primeira vez, o encontro da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne representantes dos 19 países com as maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana. Delegações de 40 países e 15 organizações internacionais são esperadas. Na presidência do grupo, o Brasil estabeleceu como prioridades: combate à fome e à pobreza, sustentabilidade e mudanças climáticas, além de reformas na governança global. Outros temas em discussão incluem taxação de grandes fortunas, igualdade de gênero e fim das guerras. Após a cúpula, a presidência será transferida à África do Sul. Saiba mais sobre o assunto na página 2 desta edição.

Fontes: G1 e Agência Brasil.

EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas de longo alcance na Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, permitiu que a Ucrânia a use armas norte-americanas de longo alcance no território da Rússia em meio ao conflito travado pelos dois países desde 2022. A decisão, que marca um ponto decisivo na guerra, foi comentada por Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, no dia 17 de novembro: “Ataques não são feitos com palavras. Essas coisas não se anunciam. Os mísseis falarão por si mesmos”, declarou via rede social Telegram. Estima-se que mísseis de longo alcance possam atingir um raio de distância de 320 quilômetros.

Fontes: CNN, Folha de S.Paulo e BBC.

Relógio que esteve no Titanic é vendido por preço recorde

Segundo informações divulgadas pela casa de leilões Henry Aldridge & Son ao veículo de notícias CNN no dia 17 de novembro, um relógio de ouro que foi dado ao capitão do navio que resgatou mais de 700 sobreviventes do naufrágio do Titanic foi vendido pelo valor de 1,56 milhões de libras esterlinas (aproximadamente 11 milhões de reais). A peça, que possui 18 quilates e é da marca Tiffany & Co., foi presenteada ao capitão Arthur Rostron por viúvas de vítimas do Titanic. O marido de uma das viúvas que presentearam Rostron era o homem mais rico a bordo do navio, que bateu em um iceberg e afundou, em 1912. O relógio de bolso foi adquirido por um colecionador norte-americano.

Fontes: CNN, G1 e Henry Aldridge & Son.

Índia testa primeiro míssil hipersônico

A Índia testou o primeiro míssil hipersônico do país, no dia 17 de novembro. Esse tipo de arma pode viajar a uma velocidade de 1,7 quilômetro por segundo. De acordo com o ministro da Defesa do país, Rajnath Singh, a nação alcançou um “grande marco ao testar com sucesso um míssil hipersônico de longo alcance”. O anúncio surge em meio a uma disputa com a China por maiores demonstrações de poder militar. Mísseis hipersônicos, além da extrema rapidez, têm a capacidade de voar em baixa altitude e ser menos percebidos durante um ataque. Outros países que também realizam testes com armas do gênero são Estados Unidos, Rússia e Coreia do Norte.

Fontes: G1, CNN e DW.

Cuba enfrenta terremotos após passagem de furacão

No dia 10 de novembro, Cuba foi atingida por terremotos de magnitude 5,9 e 6,8 na escala Richter (principal referência para medir a intensidade de tremores. Quanto mais forte, maior é seu grau na escala, que varia de 3 a mais de 8). O país, ainda se recuperando do rastro deixado pelo furacão Rafael, que fez com que o arquipélago ficasse sem energia por vários dias, teve os tremores sentidos de maneira mais forte nas províncias do leste da nação. Segundo autoridades, não houve vítimas.

Fontes: UOL, CNN e O Globo.

Pinguim-imperador é encontrado longe de casa

Um pinguim-imperador foi encontrado, no dia 1º de novembro, em uma praia na Austrália. Ele estava a mais 3,3 mil quilômetros do seu habitat natural, a Antártida. Especialistas acreditam que isso aconteceu em consequência das mudanças climáticas que estão afetando o planeta. 

Fontes: Estadão e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido