india-sonda-sol
Depois de pousar perto do polo sul da Lua, a Índia lançou a sonda Aditya-L1 para estudar o Sol, no dia 2 de setembro | #pracegover: a imagem mostra a decolagem, com um foguete soltando fogo enquanto sobe. Algumas pessoas estão assistindo. Crédito de imagem: Abhishek Chinnappa/Getty Images

Crianças têm direito a um meio ambiente limpo, diz ONU
No dia 28 de agosto, o Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) dos Direitos da Criança publicou um tratado internacional afirmando que todas as crianças têm direito a um meio ambiente limpo e saudável. Duas semanas antes, uma juíza de Montana, Estados Unidos, decidiu a favor de jovens que entraram na Justiça contra o estado por não cuidar bem do meio ambiente (saiba mais na edição 210). Mais de 16 mil crianças participaram da criação do tratado da ONU, órgão sediado em Nova York, EUA.
Fontes: Folha de S.Paulo e Unicef.

Encontro de cães da raça corgi homenageia rainha Elizabeth II
Em 3 de setembro, tutores da raça canina corgi organizaram, em Londres, Reino Unido, um desfile de cães em homenagem ao aniversário de um ano da morte da rainha Elizabeth II — ela faleceu em 8 de setembro (saiba mais na edição 194). Cerca de 20 corgis compareceram com seus tutores. A raça era a favorita da monarca, que, ao longo da vida, cuidou de mais de 30 deles. No mesmo dia, Robin Janvrin (ex-secretário particular da rainha) foi anunciado presidente do recém-criado Comitê Memorial da Rainha Elizabeth, responsável por criar um acervo que irá homenageá-la.
Fontes: Agatha Crerar-Gilbert, AP News e governo do Reino Unido.

#pracegover: imagem de vários cães da raça corgi, parados lado a lado, presos em coleiras. Crédito de imagem: reprodução
#pracegover: a rainha Elizabeth II está sentada em uma poltrona e próxima a uma mesa. Ela usa um vestido azul e faz carinho em um dos cães. Ao fundo da sala há vários quadros e flores. Crédito de imagem: Steve Parsons-WPA Pool/Getty Images

Militares dão golpe de Estado no Gabão
Em 30 de agosto, um grupo de militares, liderado pelo general Oligui Brice Nguema, declarou em rede nacional a tomada do governo do Gabão, depois de acusações de fraude nas eleições presidenciais, ocorridas no dia 26. Ali Bongo, até então presidente, tinha sido reeleito com cerca de 64% dos votos, apesar das acusações de corrupção que ele e sua família (há 55 anos no poder) enfrentam da população. O general Nguema afirmou que os resultados das eleições estavam cancelados.
Fontes: Al Jazeera, CNN Brasil, G1 e SABC News.

Nobel desconvida Rússia, Belarus e Irã para cerimônia
A Fundação Nobel optou, em 2 de setembro, por cancelar o convite a representantes de Rússia, Belarus e Irã para a cerimônia da entrega de prêmios em Estocolmo, Suécia, em 10 de dezembro. A mudança veio depois que boa parte da comunidade mundial criticou a inclusão dos países, que, segundo sua opinião, promovem ações que ferem os direitos humanos (por exemplo, no caso da Rússia, a guerra na Ucrânia). Eles seguem convidados para a entrega do Nobel da Paz, em Oslo, Noruega. 
Fonte: Nobel Prize.

O QUE É O PRÊMIO NOBEL?
Um conjunto de prêmios (em seis categorias) para reconhecer pessoas que desenvolveram grandes trabalhos em diferentes áreas, como medicina, física e literatura. Use o QR code para conferir o calendário de anúncio dos vencedores do Nobel 2023, que serão conhecidos em outubro.

Coreia do Norte reabre fronteiras
A Coreia do Norte anunciou, em 27 de agosto, que está flexibilizando as restrições impostas pela pandemia de covid-19, iniciadas em 2020. As fronteiras foram reabertas para cidadãos norte-coreanos que estão fora do país. Todos que entrarem na nação devem cumprir um período de quarentena obrigatório de sete dias. Voos entre a China e a Coreia do Norte também voltaram a acontecer.
Fontes: CNN Brasil, KCNA e O Globo.

Supertufão Saola atinge cidades na China
A costa sul do município de Zhuhai, na China, foi atingida, em 2 de setembro, pelo tufão Saola. Milhões de pessoas tiveram que evacuar a área ou permanecer dentro de casa em Zhuhai e locais como Hong Kong, Macau e Shenzhen. O fenômeno provocou chuvas fortes e rajadas de vento, levando escolas, parques, transporte público e outros serviços a fechar. O Observatório Nacional chinês emitiu alerta vermelho para o tufão, o mais severo do sistema de classificação.
Fontes: Agência Brasil, Administração Meteorológica da China, governo de Shenzhen (China), Governo de Hong Kong, MetSul, Nasa e Reuters.

#pracegover: imagem de ruas destruídas. Ao fundo, é possível ver algumas pessoas caminhando. Crédito de imagem: Sawayasu Tsuji/Getty Images

China deixa de exigir teste de covid-19 para estrangeiros
Desde 30 de agosto, a China parou de exigir a apresentação de teste de covid-19 para estrangeiros que viajam ao país. Trata-se de um marco importante, já que o governo chinês foi um dos que adotou medidas mais rígidas para conter a doença em seu território.
Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo E Veja.

#pracegover: pessoas andando com malas em aeroporto. Todos estão com máscara no rosto. Crédito de imagem: Kevin Frayer/Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido