Costa Rica elege novo presidente
O economista Rodrigo Chaves foi eleito presidente da Costa Rica, em 3 de abril. Chaves conseguiu 53% dos votos, enquanto o adversário, o ex-presidente José María Figueres, ficou com 47%. Apesar de o voto ser obrigatório no país, apenas 57,2% da população apta a votar compareceu às urnas. Chaves é conhecido por ter sido o ministro da Fazenda (quem cuida da economia) da Costa Rica entre 2019 e 2020.
Fontes: CNN e Folha de S.Paulo.

Presidente do México vence referendo
No dia 10 de abril, o México viveu um referendo (ou seja, uma consulta popular) para decidir se o presidente Andrés Manuel López Obrador continuaria no cargo ou se deveria passar o posto para um sucessor. Nove em cada dez mexicanos votaram a favor de López Obrador e decidiram que
ele deve ficar no poder até 2024, quando ocorre uma nova eleição. Em março de 2019, o próprio político prometeu que faria esse referendo para saber se ainda tinha apoio popular.
Fontes: Agência Brasil e CNN.

Bueiros explodem em Nova York, nos EUA
Frequentadores da Times Square, uma das áreas mais turísticas e movimentadas de Nova York, nos Estados Unidos, assustaram-se ao ouvir explosões no dia 10 de abril. Os eventos foram causados por incêndios em três bueiros, que fizeram com que as pessoas corressem para longe — o som chegou a ser ouvido a vários quarteirões de distância. Não se sabe o que causou as explosões, mas ninguém ficou ferido.
Fontes: NBC News e UOL.

França tem eleição para presidente
Os franceses foram às urnas, em 10 de abril, para votar no primeiro turno da eleição presidencial. Emmanuel Macron, atual presidente, e Marine Le Pen foram para o segundo turno: ele com 27,8% dos votos e ela com 23,1%. A pouca diferença entre os dois na primeira etapa da votação aponta para uma disputa acirrada no dia 24 de abril, quando os franceses retornarão às urnas para a o segundo turno.
Fontes: CNN, G1 e UOL.

Polícia espanhola apreende coleção de animais empalhados
Em 10 de abril, a Guarda Civil Espanhola confiscou 1.090 animais empalhados (técnica usada para conservar bichos após a morte) de um colecionador. Entre os animais encontrados, 405 pertenciam a espécies protegidas ou ameaçadas de extinção. Um deles, o órix-do-saara, havia sido considerado extinto em 2000. A polícia local estima que a coleção valha 29 milhões de euros (cerca de 148 milhões de reais) e irá investigar se o colecionador tem permissão para manter esse tipo de acervo. Caso não tenha, ele pode ser acusado de crimes contra o meio ambiente, como tráfico de animais.
Fontes: CNN, G1 e UOL.

Viktor Orbán é eleito primeiro-ministro da Hungria
O atual primeiro-ministro (político com poderes semelhantes aos de um presidente) da Hungria, Viktor Orbán, saiu vencedor da eleição realizada no país em 3 de abril. Com isso, ele vai para o quinto mandato (o quarto consecutivo) e poderá acumular 16 anos como líder do país. Orbán ficou com 53% dos votos, enquanto o segundo colocado, Péter Márki-Zay, somou 35%.
Fontes: BBC e G1.

Primeiro-ministro do Paquistão é destituído do cargo
Uma votação do parlamento paquistanês, ocorrida em 9 de abril, decidiu retirar o primeiro-ministro Imran Khan do poder. O país já enfrentava uma crise política há semanas, mas a insatisfação popular se intensificou em 3 de abril, quando a Assembleia Nacional (órgão similar a uma câmara de deputados) do Paquistão foi dissolvida. A Suprema Corte declarou que a ação foi ilegal e abriu uma votação sobre a destituição do líder do poder. Ainda não se sabe quem ocupará o lugar de Khan. Desde a independência, em 1947, o Paquistão nunca teve um primeiro-ministro que completasse o mandato.
Fontes: BBC, Folha de S.Paulo e G1.

Robôs monitoram lockdown na China
No começo de abril, o início do confinamento na cidade chinesa de Xangai, em razão do aumento de casos de covid-19 na região, foi acompanhado por robôs e drones para transmitir informações e monitorar os moradores. Um robô-cachorro chegou a caminhar pelas ruas com um megafone, avisando que todos deviam lavar as mãos, usar máscara e permanecer em casa. Drones com câmeras sobrevoaram a região em busca de aglomerações. Caso encontrassem esse tipo de situação, emitiam mensagens informando que as pessoas poderiam ser punidas por descumprir o lockdown na cidade.
Fontes: Canaltech e Folha de S.Paulo.

Números da covid-19

Mundo
Total de casos: 497.057.239*
Total de mortes: 6.179.104*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 5.100.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.590.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 11 de abril.

Brasil
Total de casos: 30.152.402
Total de mortes: 661.258
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 173.452.034
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 157.157.999

Fonte: Ministério da Saúde, dados de 11 de abril.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido