EUA admite que ataque no Afeganistão foi um erro
O Pentágono, sede da defesa e estratégia dos Estados Unidos, reconheceu, em 17 de setembro, que o ataque que matou dez afegãos em 29 de agosto foi um erro. Após nova investigação, descobriu-se que apenas civis foram mortos na ofensiva, e não um extremista do grupo Estado Islâmico, como o Pentágono afirmava. Saiba mais sobre o caso na edição 176 e confira outras atualizações sobre o Afeganistão na página 4.
Fontes: AP News e G1

Vulcão entra em erupção nas Ilhas Canárias
Pela primeira vez em 50 anos, o vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, Espanha, entrou em erupção. Cerca de 5 mil pessoas precisaram se retirar da região por segurança. As autoridades que acompanham as atividades do vulcão chegaram a emitir um “alerta amarelo de risco”, o que significa que a erupção poderia ser forte. Porém, a expectativa não se concretizou, e o vulcão entrou em atividade considerada moderada. Até o fechamento desta edição, nenhuma morte tinha sido registrada.
Fontes: BBC e El País.

Portugal ameniza regras para o uso de máscaras
Até o fechamento desta edição, Portugal já tinha 82% de pessoas totalmente imunizadas. Com isso, desde 13 de setembro, a população tem autorização para circular em ambientes abertos (como ruas e parques) sem máscara. Também foi anunciado, em 18 de setembro, que está liberada a entrada de brasileiros no país, desde que tenham sido imunizados com as vacinas AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.
Fontes: R7, G1 e O Globo.

Israel se prepara para quarta dose da vacina contra a Covid-19
Enquanto os habitantes tomam a terceira dose da vacina contra a covid-19, Israel está se preparando para a possibilidade de fornecer mais um reforço para a população. Em 12 de setembro, o diretor-geral do Ministério da Saúde, Nachman Ash, afirmou à imprensa local que o Estado já está tentando garantir que haja imunizantes suficientes para os cidadãos caso isso seja necessário. “Não sabemos quando isso vai acontecer. Espero muito que não seja dentro de seis meses, como agora, e que a terceira dose dure mais tempo”, disse em entrevista à rádio 103 FM, uma emissora israelense.
Fontes: Istoé Dinheiro, O Globo e The Jerusalem Post.

Joe Biden reúne lideranças para conversa sobre mudanças climáticas
No dia 17 de setembro, foi realizado o Fórum das Grandes Economias Sobre Energia e Clima. Líderes de diversos países se reuniram virtualmente para debater sobre como lidar com as mudanças climáticas causadas pela ação humana e evitar o aquecimento global. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi o responsável por organizar e liderar o evento, que também teve a participação de presidentes de países como Argentina e México. O governo dos EUA anunciou que cortará a emissão de metano (substância que prejudica o clima) e convidou outros países a fazer o mesmo.
Fontes: G1 e UOL

BTS discursa e se apresenta na ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu o grupo de k-pop BTS na sede da entidade, em Nova York, nos Estados Unidos, em 20 de setembro. Os artistas, convidados a participar de uma assembleia, discursaram sobre o impacto que a pandemia do novo coronavírus teve na vida dos jovens e quanto os mais novos estão sendo essenciais para combater as mudanças climáticas. O grupo ainda fez uma apresentação especial da música “Permission to Dance”.
Fontes: POPline e Revista Quem

Terremotos atingem México, Argentina e Irã
Um terremoto de magnitude 7 (que provocou danos em edifícios e derrubou árvores e pedras de encostas) atingiu o balneário de Acapulco, no México, em 7 de setembro. O abalo causou a morte de pelo menos uma pessoa. Na semana seguinte, no dia 13, outros dois terremotos foram registrados ao redor do mundo: um em San Antonio de los Cobres (Argentina), de magnitude 6,2, que deixou quatro feridos; e outro, em Razavi Khorasan (Irã), de magnitude 5,2, que foi sentido como um leve tremor no local.
Fontes: Estadão, Exame, G1, Poder360 e VolcanoDiscovery

Egito recebe chefe de governo israelense pela primeira vez em dez anos
O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, recebeu o primeiroministro de Israel, Naftali Bennett, para uma reunião em 13 de setembro. Esta é a primeira vez que um chefe de governo israelense visita o Egito em mais de dez anos. Durante o encontro, os líderes debateram questões de segurança e falaram sobre a disputa entre Israel e Palestina. Egito e Israel já se enfrentaram em conflitos armados, mas assinaram um acordo de paz em 1979.
Fontes: G1 e UOL.

NÚMEROS DA COVID-19

MUNDO
TOTAL DE CASOS: 228.206.384*
TOTAL DE MORTES: 4.687.066*
PESSOAS VACINADAS, 1ª DOSE: 924.750.000**
PESSOAS VACINADAS, DOSE ÚNICA OU SEGUNDA DOSE: 2.490.000.000**
Fontes: Organização Mundial da Saúde; Our World in Data; dados de 20 de setembro. BRASIL TOTAL DE CASOS: 21.247.667

BRASIL
TOTAL DE CASOS: 21.247.667***
TOTAL DE MORTES: 590.955***
PESSOAS VACINADAS, 1ª DOSE: 141.881.881*
PESSOAS VACINADAS, DOSE ÚNICA OU SEGUNDA DOSE: 80.596.815***
Fonte: ***Ministério da Saúde, dados de 20 de setembro.

Texto originalmente publicado na edição 177 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido