G7 vai aumentar impostos para empresas multinacionais
O G7, grupo de sete países com grandes economias, como Estados Unidos, Alemanha e França, chegou a um acordo, em 5 de junho, para aumentar os impostos (dinheiro arrecadado por governos e usado na administração das nações) de empresas multinacionais (que atuam em vários países). O plano é fazer com que cada vez mais países tenham impostos parecidos, dificultando a prática de enviar dinheiro para “paraísos fiscais” — ou seja, transferir os lucros de uma empresa para suas filiais localizadas em nações que cobram menos impostos (com isso, a companhia paga menos impostos).
Fontes: CNN e G1.

Nasce filha do príncipe Harry e Meghan Markle
A norte-americana Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, deu à luz a segunda filha do casal, em 4 de junho, na Califórnia, Estados Unidos, onde eles moram. A criança recebeu o nome de Lilibet Diana: homenagem à bisavó, a rainha Elizabeth II (chamada de Lilibet pelos familiares) e à avó (mãe de Harry), Diana, que morreu em 1997. Harry e Meghan também são pais de Archie, de 2 anos.
Fontes: CNN Brasil, O Globo e The Guardian.

Moradores de Veneza protestam contra cruzeiros na cidade
No dia 1º de junho, centenas de pessoas protestaram em Veneza, na Itália, contra a circulação de cruzeiros (grandes navios de turismo) pelos canais da cidade. A preocupação é de que esse tipo de embarcação danifique o patrimônio local, polua Veneza e prejudique os pequenos negócios. Alguns artistas, como o britânico Mick Jagger (vocalista da banda Rolling Stones) e o cineasta norte-americano Francis Ford Coppola, assinaram uma carta endereçada ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, pedindo a proibição de navios de cruzeiro em Veneza.
Fontes: G1 e UOL.

Índia exige que rede social identifique usuários
No dia 5 de junho, o governo da Índia emitiu mais um pedido para que o Twitter cumpra a nova lei do país e identifique usuários (mesmo os que usam nome falso na rede social) em casos especiais. A empresa respondeu dizendo que considera a medida uma ameaça à privacidade. O governo indiano afirma que a lei servirá para investigar crimes. No entanto, críticos temem que seja uma ferramenta para perseguir quem critica o presidente do país na internet. Caso não ceda, o Twitter pode ser proibido na Índia.
Fontes: G1 e Tecnoblog.

Governo indiano ameniza medidas restritivas contra a covid-19
Após registrar 114.460 novos casos de covid-19 em 6 de junho, o menor número em dois meses, o governo indiano decidiu diminuir as medidas restritivas para conter a doença. Na capital, Nova Délhi, metade das lojas poderá funcionar em dias pares e a outra metade, em ímpares, enquanto escritórios vão reabrir com até metade da capacidade. Outras restrições, como a proibição de comer em restaurantes, continuam.
Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

Chuvas fortes provocam inundações no Sri Lanka
Autoridades do Sri Lanka confirmaram, em 7 de junho, que ao menos 17 pessoas morreram e outras dezenas estão desaparecidas por causa das inundações e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas que atingem o país desde 30 de maio. “Os níveis da água estão diminuindo, mas os avisos de deslizamento de terra ainda estão em vigor em dez distritos”, disse Pradeep Kodippili, diretor assistente do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres, em um comunicado oficial.
Fontes: CNN e DW.

China passa a permitir até três filhos por família
A China anunciou, em 31 de maio, que permitirá que cada família tenha até três filhos — antes, o país autorizava no máximo dois. A decisão foi anunciada 20 dias após o último censo demográfico chinês ter mostrado que a nação teve, em 2020, o menor crescimento populacional em 60 anos, ou seja, houve uma queda no nascimento de crianças (saiba mais na edição 171 do Joca). A medida tenta evitar que a China se torne um país com muitos idosos e poucos jovens.
Fontes: Agência Brasil, DW e Folha de S.Paulo.

Ursos são resgatados de porão no Vietnã
Dois ursos-negros-asiáticos foram resgatados, em 2 de junho, depois de passar 17 anos presos em porões sem janelas no Vietnã. Eles se chamam Xuan e Mo (macho e fêmea) e viviam em uma fazenda de bile ilegal. Os donos do lugar extraíam a bile (líquido que ajuda na digestão) dos animais para vender — a substância é usada para fazer remédios e produtos de beleza. Os ursos foram para um santuário de proteção a animais.
Fontes: Daily Mail e IG.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido