EUA liberam vacinados de uso de máscara
No dia 14 de maio, o governo dos Estados Unidos decretou que pessoas vacinadas contra a covid-19 não precisam mais usar máscara em ambientes abertos e fechados (exceto em transporte público). A decisão foi celebrada no país, mas também provocou polêmica entre profissionais da saúde. Uma pesquisa realizada pelo jornal The New York Times mostrou que 80% dos especialistas consultados acreditam que as pessoas devem continuar usando máscara mesmo depois de vacinadas, pois elas ainda podem transmitir a doença.
Fontes: CNN, O Globo e The New York Times

México recebe quase 1,2 milhão de doses de vacina dos EUA
O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, declarou, em 20 de maio, que o país recebeu quase 1,2 milhão de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, contra o novo coronavírus, vindas dos Estados Unidos. Este é o segundo lote — foram 2,7 milhões de doses em março. No dia 17 de maio, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que o país doará 80 milhões de vacinas para outras nações, entre imunizantes de laboratórios como Moderna, Johnson &Johnson e Pfizer, a serem enviadas até julho. Ainda não se sabe se o Brasil estará na lista para receber a doação.
Fontes: CNN Brasil e G1.

Oito mil imigrantes chegam à Espanha a nado
Na semana de 17 de maio, cerca de 8 mil pessoas nadaram do Marrocos até a Espanha. Uma parcela não identificada delas morreu tentando fazer a travessia e muitas das que conseguiram chegar a Ceuta (cidade autônoma administrada pela Espanha) eram menores de idade. Um adolescente foi fotografado com garrafas plásticas amarradas ao corpo para boiar melhor. O movimento aconteceu após o Marrocos diminuir os controles da fronteira. Assim, muitos marroquinos tentaram entrar na Espanha em busca de uma vida melhor, já que faltam empregos e oportunidades no país. Cerca de 6.500 imigrantes foram enviados de volta.
Fontes: G1, O Globo e UOL.

Imigrantes-Marrocos-Getty
#praccegover: a foto mostra um imigrante chegando à Espanha, dentro da água e com garrafas plásticas amarradas ao corpo. Foto: Joan Amengual/VIEWpress/Getty Images

Incêndio florestal faz pessoas deixarem suas casas na Grécia
Nos dias 19 e 20 de maio, a Grécia organizou evacuações de pelo menos sete vilarejos e dois monastérios (templos onde religiosos moram) após um incêndio florestal de grandes proporções surgir nas montanhas de Geraneia. Mais de 270 bombeiros lutaram contra as chamas. Não houve feridos, mas o fogo destruiu casas e aldeias inteiras.
Fontes: G1 e The Guardian.

Chile elege responsáveis por elaborar nova Constituição
Os chilenos foram às urnas, em 15 e 16 de maio, para eleger 155 cidadãos que serão responsáveis por redigir uma nova Constituição para o país. O documento será o principal da nação, com um conjunto de regras e leis que vai servir de base para todas as outras leis. A antiga Constituição chilena foi escrita durante a ditadura de Augusto Pinochet (no poder de 1973 a 1990) e, por ser herança de um governo opressor, houve manifestações para que fosse trocada.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

Maior iceberg do mundo se desprende da Antártida
A Agência Espacial Europeia anunciou, em 19 de maio, que o maior iceberg do mundo se desprendeu da Antártida e agora está vagando pelo oceano. O pedaço de gelo tem cerca de 170 km de comprimento, 25 km de largura e área total de 4.320 km² — três vezes maior do que a da cidade de São Paulo. Os pesquisadores alertaram que o desprendimento não está ligado ao aquecimento global, e sim a um ciclo natural do iceberg.
Fontes: Live Science, The New York Times e O Globo.

Espanha permitirá entrada de turistas vacinados
Qualquer pessoa vacinada contra a covid-19 poderá entrar na Espanha a partir de 7 de junho. Mesmo visitantes de países conhecidos como zona vermelha (onde estão acontecendo muito casos de infecção), como Brasil e Índia, serão aceitos se apresentarem o comprovante de vacinação. A autorização é válida apenas para quem recebeu doses de imunizantes aprovados pela Agência de Medicamentos da Europa ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fontes: CNN, O Globo e UOL

Erupção de vulcão atinge a República Democrática do Congo
O vulcão no monte Nyiragongo entrou em erupção em 23 de maio. Segundo autoridades locais, 15 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas (até o fechamento desta edição). Os moradores da cidade de Goma, uma das mais afetadas, estão deixando o local, pois mesmo as áreas que não foram destruídas estão inabitáveis — as cinzas expelidas dificultam a respiração. O mesmo vulcão já havia entrado em erupção em 2002, deixando mais de 100 mil desabrigados.
Fontes: CNN Brasil, G1 e Veja.

Números da covid-19 no mundo e no Brasil

Total de casos no mundo: 166.860.081*
Total de mortes no mundo: 3.459.996*
Vacinas aplicadas no mundo: 1.670.000.000**

Total de Casos no Brasil: 16.120.756*
Total de Mortes no Brasil: 449.858*
Vacinas aplicadas no Brasil: 57.750.000**

Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 24 de maio; **Our World in Data, em 24 de maio; ***Ministério da Saúde do Brasil, em 24 de maio

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 171 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Chile rejeita proposta para nova Constituição - Jornal Joca

    4 meses atrás

    […] Maio de 2021: Chile elege responsáveis por elaborar nova Constituição […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido