Canadá libera vacinação em adolescentes
No dia 5 de maio, a Agência de Saúde Pública do Canadá aprovou a aplicação de imunizantes da Pfizer/BioNTech contra o novo coronavírus em adolescentes de 12 a 15 anos. O aval aconteceu depois que um teste com mais de 2.200 pessoas dessa faixa etária se mostrou bem-sucedido. Os Estados Unidos estão analisando o mesmo teste para uma possível liberação. No momento, são realizados estudos para entender se é seguro usar o imunizante em crianças de 2 a 11 anos.

Fontes: Forbes e UOL.

Espanha estuda implantar fim de semana de três dias
O governo espanhol busca voluntários para testar a existência de um fim de semana de três dias, diminuindo, assim, a carga horária semanal de trabalho das pessoas. A ideia é entender se trabalhar quatro dias por semana (sem diminuir o salário) prejudica a produtividade ou aumenta a sensação de bem-estar do funcionário. Caso o experimento seja positivo, o novo padrão poderá ser adotado nacionalmente.

Fontes: Folha de S.Paulo, The Guardian e UOL

União Europeia discute quebrar patentes de vacinas
A União Europeia se posicionou, em 6 de maio, oficialmente disposta a conversar sobre a possibilidade de suspender as patentes de imunizantes contra a covid-19. Se isso acontecer, outros países poderão produzir e distribuir vacinas sem a necessidade de pagar para quem criou o imunizante. A ideia foi apresentada no fim de 2020 por um grupo de 110 nações, incluindo Índia e África do Sul, e recentemente ganhou força após receber o apoio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Fontes: O Globo, revista Galileu e The Washington Post.

Mulher mais velha do mundo desiste de carregar tocha olímpica
Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, com 118 anos, desistiu de carregar a tocha da Olimpíada de Tóquio, no Japão. Segundo sua bisneta, Junko Tanaka, a decisão foi tomada para protegê-la do novo coronavírus. Em 22 de abril, foi anunciado que um participante do revezamento da tocha na ilha de Shikoku foi infectado pelo vírus, o que fez com que a organização vetasse a presença de público em algumas etapas.

Fontes: Istoé, Estadão e Globo Esporte.

Nicarágua convoca eleições
No dia 6 de maio, o Conselho Supremo Eleitoral da Nicarágua convocou eleições gerais no país para 7 de novembro. A decisão causou controvérsia entre a oposição, que afirmou desconfiar que as eleições não serão transparentes e justas. Partidos denunciaram perseguições e que o atual presidente, Daniel Ortega, estaria tentando impedi-los de fazer campanha eleitoral.

Fontes: El País e G1.

África do Sul não permitirá mais a criação de leões em cativeiro
O Departamento de Silvicultura, Pesca e Meio Ambiente da África do Sul anunciou, em 2 de maio, o plano para acabar com a criação de leões em cativeiro no país. Os animais são historicamente usados em zoológicos para atrair turistas, mas o departamento entendeu que fazer isso não contribui para a conservação da espécie e prejudica a imagem do país no exterior. Não serão concedidas novas licenças para instalações de leões em cativeiros e as que já existem deixarão de ser válidas.

Fontes: CNN e Superinteressante.

Reino Unido suspende algumas restrições impostas na pandemia
A partir do dia 17 de maio, viajantes que chegarem ao Reino Unido de 12 países selecionados, como Portugal e Israel, não precisarão fazer o protocolo de segurança sanitária que envolve ficar em quarentena. O Brasil, por enquanto, ainda está na lista vermelha. Em 10 de maio, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou que outras medidas deixarão de existir, pois as taxas de infecção estão caindo no país.

Fontes: Estadão e G1.

Destroços de foguete da China caem no mar

Partes do foguete Longa Marcha 5B, de 18 toneladas, caíram no mar, perto das ilhas Maldivas, em 8 de maio. A maior parte se desintegrou antes de atingir o solo. O foguete foi lançado, em 29 de abril, com o objetivo de iniciar a construção de uma estação espacial chinesa. A reentrada descontrolada de pedaços do foguete na atmosfera terrestre causou preocupação em virtude da velocidade e tamanho das peças.

Fontes: G1, O Globo e UOL.

Números da covid-19
Mundo
Total de casos: 157.973.438*
Total de mortes: 3.288.455*
Pessoas vacinadas: 1,3 bilhão**
Brasil
Total de casos: 15.209.990*
Total de mortes: 423.229*
Pessoas vacinadas: 46.880.000**

Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 10 de maio; **Our World in Data, em 10 de maio; ***Ministério da Saúde, em 10 de maio.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido