Ex-policial que matou George Floyd é considerado culpado
Derek Chauvin, ex-policial acusado de homicídio não intencional contra George Floyd — ou seja, de ter matado Floyd mesmo que não tivesse a intenção de fazer isso — foi considerado culpado, em 20 de abril. A pena pode chegar a 40 anos de prisão. Floyd morreu em maio de 2020, na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, após Chauvin ter ficado com o joelho no pescoço dele por mais de 8 minutos. Relembre o caso na edição 151 do Joca.
Fontes: DW, El País e NBC.

Nos EUA, todos os maiores de 16 anos já podem se vacinar contra a covid-19
Desde 19 de abril, todas as pessoas com mais de 16 anos estão autorizadas a receber a vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos. Iniciada pelos grupos de risco, como idosos, a imunização no país foi sendo ampliada até chegar ao limite permitido de idade (ainda não há vacinas autorizadas para menores de 16 anos). Até o fechamento desta edição, os EUA já tinham aplicado ao menos uma dose do imunizante em 68,3% da população. Fontes: CNN, G1 e Our World in Data.

Díaz-Canel assume cargo mais alto da política de Cuba
O Partido Comunista de Cuba elegeu, em 19 de abril, Miguel Díaz-Canel como primeiro-secretário do partido, o cargo mais poderoso do país. Ele substitui, com isso, Raúl Castro, que se aposentou, aos 89 anos, e saiu da vida política. Díaz-Canel será a primeira pessoa de fora da família Castro a governar Cuba em seis décadas. De 1959 a 2008, a ilha foi comandada por Fidel Castro. Depois, o irmão de Fidel, Raúl, assumiu a liderança. Díaz-Canel já anunciou que não pretende fazer grandes mudanças no sistema político do país e que a ilha continuará tendo apenas um partido.
Fontes: DW, Folha de S.Paulo e G1.

Índia bate novos recordes de casos de covid-19
Por cinco dias seguidos, a Índia passou dos 300 mil novos casos diários de covid-19, batendo o recorde mundial de registros em 24 horas. O mais alto, até o fechamento desta edição, foi divulgado em 26 de abril: 352.991. Até então, o país com o maior número de casos em 24 horas tinha sido os Estados Unidos, com 313.310 em 8 de janeiro. A segunda onda da pandemia na Índia é atribuída a mutações do novo coronavírus e a aglomerações que ocorreram recentemente durante eventos locais.
Fontes: Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Estadão, G1 e Organização Mundial da Saúde.

#pracegover: multidão de pessoas, muitas sem máscaras, andando por uma rua da Índia. Foto: Yawar Nazir/Getty Images

Israelenses começam a deixar de usar máscara
Com mais da metade da população vacinada com duas doses contra a covid-19 e os números de contágio e internações diminuindo no país, o governo de Israel liberou a população do uso de máscara ao ar livre a partir de 18 de abril. As máscaras ainda são obrigatórias em locais fechados, como dentro de lojas.
Fontes: DW, El País e G1.

#pracegover: três mulheres e um homem sentados na calçada, conversando, todos sem máscara no rosto. Crédito de imagem: Amir Levy/Getty Images

Submarino naufraga na Indonésia
Equipes de resgate encontraram, em 23 de abril, o submarino indonésio KRI Nanggala-402, que estava desaparecido desde 21 de abril. A embarcação fazia manobras de treinamento ao norte da ilha de Bali quando perdeu contato com os radares oficiais. O chefe do Estado-Maior da Marinha indonésia, Yudo Margono, disse em comunicado que forças da natureza foram responsáveis por naufragar o submarino, que se dividiu em três partes. Os 53 tripulantes a bordo morreram.
Fontes: Agência Brasil, BBC, Estadão, G1 e UOL.

Viagens entre Austrália e Nova Zelândia voltam a ter restrições
O governo da Nova Zelândia anunciou, em 23 de abril, que as viagens entre o país e a Austrália voltarão a ter restrições, como exigir quarentena obrigatória para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Quatro dias antes, as duas nações haviam suspendido as medidas na tentativa de formar uma “bolha de viagem” segura, mas o plano foi deixado de lado depois que a Austrália registrou uma nova onda de casos.
Fontes: DW, G1, R7 e Yahoo.

Textos originalmente publicados na edição 169 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido