Guatemala sofre com tempestade Eta
No dia 6 de novembro, fortes chuvas da tempestade Eta atingiram cidades da Guatemala. Na aldeia Quejá, na região central de Alta Verapaz, ocorreu um deslizamento de terra e pedras que soterrou 150 casas e deixou mais de cem mortos. O presidente do país, Alejandro Giammattei, informou que equipes de resgate estão na região para ajudar as vítimas e distribuir alimentos.
Fontes: Exame e O Globo.

#pracegover: a foto mostra uma área alagada. Há casas e outras construções. Foto: Jouse Decavele/Getty Images

Em Belarus, mais de mil manifestantes são presos em protesto
O protesto aconteceu na cidade de Minsk, em 8 de novembro. Os manifestantes pediam a saída do presidente Alexander Lukashenko, por acusações de fraude na eleição de agosto (saiba mais na edição 155 do Joca). Há três meses, cidadãos saem às ruas para pedir a renúncia e exigir que o cargo passe a ser ocupado por sua adversária na eleição, Svetlana Tikhanovskaya. Desde que as manifestações começaram, 20 mil pessoas já foram presas. Entidades que defendem os direitos humanos, como a Organização das Nações Unidas (ONU), afirmam que as prisões são ilegais.
Fontes: AFP e Folha de S.Paulo.

EUA registram recordes consecutivos de novos casos de covid-19
Pela primeira vez, os Estados Unidos ultrapassaram a marca de cem mil casos novos de covid-19 em 24 horas. O fato aconteceu em 4 de novembro, com 104.004 novos casos em um único dia, de acordo com dados do jornal The Washington Post. Novos recordes se seguiram: 116.707 no dia 5; 128.045 no dia 6; e 134.051 no dia 7. Até o fechamento desta edição, o país seguia como o mais atingido pela pandemia, com um total de 10.068.340 de casos e 238.027 mortes.
Fonte: The Washington Post.

Um ano após renúncia, Evo Morales volta à Bolívia
Em 9 de novembro, o expresidente da Bolívia, Evo Morales, voltou ao país após um ano refugiado na Argentina. Em novembro de 2019, ele renunciou ao cargo depois que sua reeleição foi acusada de fraude (saiba mais na edição 141 do Joca). O retorno de Morales aconteceu um dia após a posse do novo presidente da Bolívia, Luis Arce, que foi ministro da Economia de Morales. Em 6 de novembro, jornais do país noticiaram que Arce sofreu um atentado a bomba. Ele não foi atingido e passa bem.
Fontes: BBC e G1.

Terremoto atinge Grécia e Turquia
O tremor ocorreu em 30 de outubro e registrou 7 graus de magnitude na escala Richter — danos graves são causados a partir de 6,1 graus. Mais de cem pessoas morreram e quase mil ficaram feridas. O abalo foi sentido no litoral turco e grego, além de em grandes cidades das duas nações, como Atenas e Istambul. Também houve registro de fortes ondas na ilha grega de Samos, que mataram duas pessoas e destruíram dezenas de casas.
Fontes: Al Jazeera, BBC, CNN, G1, O Globo, Smithsonian Magazine e The National Herald.

Ilhas Canárias recebem mais de 1.600 imigrantes em um fim de semana
No dia 8 de novembro, o governo espanhol declarou à imprensa que mais de 1.600 imigrantes chegaram às Ilhas Canárias em 20 barcos durante o primeiro fim de semana do mês. Eles vieram da África Ocidental em busca de melhores condições, foram resgatados por autoridades locais e receberam tratamento médico. Em 2020, mais de 11 mil imigrantes foram registrados nas ilhas.
Fontes: BBC e Euronews.

Baleias encalhadas são resgatadas no Sri Lanka
A Marinha do Sri Lanka, com a ajuda de moradores, realizou uma grande operação para resgatar mais de 120 baleias encalhadas em praias próximas da cidade de Panadura, ao sul da capital, Colombo. A Autoridade de Proteção Ambiental Marinha do país informou que esse foi o maior grupo de baleias encalhando ao mesmo tempo no Sri Lanka, apesar de ser comum encontrar esses animais em praias. As baleias foram devolvidas ao mar entre os dias 2 e 4 de novembro.
Fontes: IstoÉ e UOL.

Números da covid-19
Casos no mundo: 50.266.033*
Mortes no mundo: 1.254.567*
Casos no Brasil: 5.675.766**
Mortes no Brasil: 162.638**

*De acordo com a Organização Mundial da Saúde até o fechamento desta edição.
**Segundo o consórcio de veículos de imprensa, às 20h de 9 de novembro (a última atualização do Ministério da Saúde ocorreu em 4 de novembro).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido